Últimas Notícias

Anater participa de reunião para discutir fortalecimento da agricultura familiar

Anater participa de reunião para discutir fortalecimento da agricultura familiar

Durante a reunião, no Palácio do Planalto, foi apresentada proposta de liberação e suplementação orçamentária para o setor ainda esse ano e a ampliação de recursos para o próximo ano

Anater participa de reunião para discutir fortalecimento da agricultura familiar
Anater participa de reunião para discutir fortalecimento da agricultura familiar

 

Na última quarta-feira (02/08), o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Valmisoney Moreira Jardim, participou de uma reunião no Palácio do Planalto, a convite do presidente da República, Michel Temer, para discutir e planejar ações para o fortalecimento da agricultura familiar.

Também participaram do encontro o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, o titular da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos Deputados, Zé Silva.

Durante a reunião, foi apresentada uma proposta de liberação e suplementação orçamentária para o setor ainda esse ano e a ampliação de recursos para o próximo ano.

De acordo com o Valmisoney Moreira Jardim, a Anater já está operacionalizando seu primeiro projeto, o Projeto Piloto, beneficiando 10 mil agricultores familiares de 9 estados, e já está com o plano de trabalho do projeto D. Helder Câmara pronto, que irá beneficiar 63 mil famílias de 11 estados da região do Semiárido, com investimento de cerca de R$ 200 milhões, para prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater), até abril de 2020.  “Estamos caminhando para que as ações da Anater possam alcançar todas as unidades da Federação, viabilizadas pelo nosso contrato de gestão com a União, através da Sead. A reunião com o presidente Michel Temer, acompanhado de toda a equipe estratégica do Governo, foi muito importante porque evidenciou que o presidente Temer entende o importante papel da agricultura familiar para a economia brasileira e sua sensibilidade e predisposição em discutir e planejar ações mais produtivas e inclusivas para o setor”, avalia.

A Anater foi instituída, em 2014, sob a forma de serviço social autônomo, como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. Após um período para se estruturar, a Agência iniciou sua operacionalização e nesse momento, busca fortalecer parcerias para ampliar o alcance de suas ações.

O presidente Valmisoney Jardim diz que apesar do momento difícil que vive o país, está otimista em relação às perspectivas para o meio rural. “Sempre que nos reunimos com os ministérios e demais setores do governo que têm relação com a agricultura, sobretudo a agricultura familiar, percebemos que todos recebem a Anater com entusiasmo e estão sensíveis à importância do papel da Ater para qualificar as políticas públicas voltadas para o meio rural. Nessas reuniões, temos demonstrado que os recursos destinados à Ater, via Anater, são um investimento para qualificar essas políticas públicas, que muitas vezes não alcançam boa parte da população rural, seja por desconhecimento ou por dificuldade de acesso. Quando colocamos a assistência técnica e extensão rural para trabalhar de forma conjunta com os ministérios e com demais órgãos do governo, firmamos uma parceria no sentido de levar qualidade de vida, desenvolvimento, de levar até mesmo esperança, porque tem gente que vive em determinadas regiões onde, talvez, a primeira e a última esperança seja o extensionista que bate à sua porta”, observa.

Por Jerúsia Arruda