Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  
Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Codevasf equipa comunidades rurais do Norte de Minas para superar efeitos da estiagem

Norte de Minas – Codevasf equipa comunidades rurais do Norte de Minas para superar efeitos da estiagem

Norte de Minas – Codevasf equipa comunidades rurais do Norte de Minas para superar efeitos da estiagem

Cerca de 15 mil famílias de pequenos trabalhadores rurais residentes em 80 municípios do vale do São Francisco em Minas Gerais estão melhor estruturadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para manter suas lavouras em meio à estiagem prolongada.

Norte de Minas - Codevasf equipa comunidades rurais do Norte de Minas para superar efeitos da estiagem
Norte de Minas – Codevasf equipa comunidades rurais do Norte de Minas para superar efeitos da estiagem

 

Os beneficiados são 98 associações comunitárias e outros produtores atendidos por prefeituras municipais da região. Foram investidos nessa ação aproximadamente R$ 5 milhões, oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares.

Eles foram beneficiadas nos últimos 18 meses com diversos equipamentos agrícolas. São tratores, carretas, grades aradoras para trator, roçadeiras, distribuidores de calcário, ensiladeiras, plantadeiras, adubadeiras, colheitadeiras, guinchos agrícolas, retroescavadeiras, pás carregadeiras, tanques de resfriamento e caminhões. Com esses equipamentos, a Codevasf busca estimular a agricultura família e permite ao produtor rural o acesso à infraestrutura adequada para o seu desenvolvimento social e econômico.

De acordo com relatos de técnicos da Companhia que acompanham essas ações em Minas Gerais, os resultados nos últimos sete anos têm sido excelentes. Rodrigo Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, afirma que, com essa ação, a Companhia está proporcionando melhores condições de trabalho e qualidade de vida a milhares de pessoas que vivem na área rural. “Verificamos um aumento significativo da área cultivada pela agricultura familiar e, consequentemente, o aumento da renda das famílias, como resultado da nossa atuação no combate à desigualdade social e a pobreza no meio rural”, avalia Rodrigues.

Para o líder comunitário, Josias Cândido da Silva, residente na comunidade rural de Tapera, município de Pintópolis, uma das centenas de localidades beneficiadas nos últimos anos com equipamentos agrícolas, a Codevasf está proporcionando a realização de um antigo sonho de vários pequenos produtores rurais. “Antes pensávamos só num trator. Ganhamos vários equipamentos agrícolas necessários para o nosso plantio. E a vida da nossa comunidade está mudando”, afirma o produtor, que é presidente da Associação Comunitária de Tapera.

A comunidade Tapera tem uma população de aproximadamente 300 pessoas e que tem sua economia basicamente voltada para a agricultura familiar, na produção da farinha de mandioca, feijão milho e cana. “A pecuária leiteria também nos ajuda na renda familiar, mas ainda é muito pequena”, conclui Josias.

Já o presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais e Sem Terra do Projeto de Assentamento Boa Esperança, do município de Bocaiúva, José Calazans da Silva, disse que vai disponibilizar os equipamentos também para outras quatro comunidades vizinhas, ampliando para mais de cem o número de famílias beneficiadas na região.

Leia Também

Saiba como comprar passagens por até R$ 183 nos voos de Montes Claros para SP e Rio de Janeiro

* Por: da redação - 18 de julho de 2018. As ofertas estão disponíveis para …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *