Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

REFORMA ELEITORAL

A comissão especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) volta a se reunir, nesta terça-feira, com a proposta de concluir a votação de mudanças no texto do relator, deputado Vicente Candido (PT-SP). Faltam ser votados três destaques para finalizar a votação na comissão. Um trata da possibilidade de os candidatos nos distritos eleitorais ou a outros cargos majoritários figurar simultaneamente nas listas partidárias preordenadas, a partir de 2022. Os outros dois destaques referem-se à possibilidade de o suplente de senador ser o candidato a deputado federal mais votado do mesmo partido ou coligação na circunscrição do titular do mandato.

SABATINA NO SENADO

Nesta terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal sabatina Marcelo Santos Barbosa, indicado para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários. Vinculada ao Ministério da Fazenda, a autarquia regula e fiscaliza o mercado de capitais e, nos últimos anos, investigou diversos casos milionários de fraude financeira.

EDUCAÇÃO EM PAUTA

A situação crítica dos institutos Federais do Brasil é tema de audiência pública no Senado Federal, nesta terça-feira. A discussão será realizada às 9h e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Quem tiver interesse pode enviar comentários ou perguntas por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado, por meio do número 0800612211.

MORRE EX-MARIDO DE DILMA ROUSSEFF

Morreu no último sábado, aos 79 anos, o advogado trabalhista e ex-marido de Dilma Rousseff, Carlos Araújo. Figura marcante na luta armada contra a Ditadura Militar, Carlos Araújo foi um dos fundadores do PDT e deputado estadual pelo Rio Grande do Sul na década de 1980. Sua saúde já estava debilitada há anos por um enfisema pulmonar.

CIRO E HADDAD

Em entrevista ao jornal El País, o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, diz que está em plena pré-campanha rumo às eleições presidenciais de 2018. Agora abrigado no PDT, o presidenciável disse que sonha representar o PT nas eleições de 2018, numa possível aliança, em substituição ao ex-presidente Lula, e que ter Fernando Haddad como vice seria o dream team. Para Cirro Gomes, Haddad representa o que há de melhor no PT.

BRASILEIRO NO PÓDIUM

No último dia, na última chance, o Brasil conseguiu a medalha que evitou que saísse zerado do Mundial de Londres. O atleta brasileiro Caio Bonfim conseguiu a medalha de bronze na marcha atlética de 20 quilômetros. Na metade da prova, o atleta brasiliense estava em 14º lugar e conseguiu um sprint no fim para dar ao Brasil a primeira medalha no Campeonato Mundial de atletismo realizado em Londres, na Inglaterra – é o primeiro pódio do país na história da prova, entre homens e mulheres.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda