Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

CODEVASF

Pelo andar da carruagem, Minas Gerais e, mais especificamente, o Norte de Minas, continuará à deriva se depender do presidente Michel Temer, que até prove o contrário, não tem correspondido à fidelidade de sua bancada no Estado. Além de não escolher nenhum mineiro para seu ministério, agora exonera a presidente da Codevasf Kênia Marcelino, que mesmo não sendo da região, vinha tendo um olhar diferenciado para os nossos problemas de convivência com a seca. Simplesmente para atender exigência do deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI), indicou Antônio Avelino Rocha para a pasta. A alegação é de que Kênia era indicada do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), cujo partido não votou com o Governo.

BARRAGEM DE JEQUITAÍ

Uma das preocupações da região com a saída de Kênia Marcelino da presidência da Codevasf é em relação à continuidade das obras da barragem de Jequitaí. A este respeito, o deputado estadual Gil Pereira (PP) informou à coluna que já esteve com o novo presidente, Antônio Avelino, e este garantiu que não haverá descontinuidade. O parlamentar mineiro participa no dia de hoje, em Brasília-DF, da posse de Avelino.

REFORMA POLÍTICA

Existe a expectativa de que a reforma política possa ser votada no plenário da Câmara Federal hoje (16). A aprovação do “distritão”, tido como “favas contadas”, até o dia de ontem não tinha os 308 votos necessários para sua aprovação. Neste primeiro momento vem encontrando resistência junto ao PT, PR, PRB. Outra dúvida é em relação aos recursos para financiar as campanhas.

ORDEM DE SERVIÇO

Normalmente, quando o chefe de um executivo assina ordem de serviço é porque já tem o recurso e toda parte burocrática do serviço já foi vencida. A este respeito, ontem durante reunião da Câmara de Montes Claros, vereadores questionaram o fato de o prefeito Humberto Souto ter assinado ordem de serviço para construção de uma ponte no Córrego do Cintra e o asfaltamento de ruas no bairro Barcelona e depois de quase dois meses, ninguém mais fala no assunto.

MIRABELA

A capital nacional da carne de sol realiza a tradicional festa de agosto, de 25 a 27 deste mês. A expectativa é de receber visitantes de todo Estado. Só da cidade de Nova Serrana devem sair cerca de dez ônibus. A atração principal será um trio elétrico com apresentação do Psirico, que fará cinco horas de show. Outra novidade este ano é o espaço da fazendinha, onde também terá shows com artistas regionais.

CANDIDATO AO GOVERNO

Pelo andar da carruagem, a ala de oposição em Minas, liderada pelos senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia, já definiu pelo apoio do nome do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, como sendo o candidato do grupo. A exemplo de Márcio Lacerda (PSB), tem sido os únicos a percorrer o Estado como pré-candidatos. Agora mesmo a coluna recebeu da assessoria de Dinis a informação de que na última semana deste mês ele permanecerá por três dias visitando cidades do Norte de Minas. A agenda da programação na região deve ser fechada ainda nesta semana.

MUNICIPALIZAÇÃO

É motivo de questionamento o posicionamento de hospitais de Montes Claros, que depois de terem brigado para o município perder a coordenação da saúde, agora, em atitude de desespero, estão defendendo a volta da municipalização.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier