Últimas Notícias

14º Biotemas – Com 200 minicursos, Projeto atenderá 3 mil alunos do ensino básico

14º Biotemas – Com 200 minicursos, Projeto atenderá 3 mil alunos do ensino básico

Um dos principais instrumentos de incentivo à pesquisa associada ao ensino, com a aproximação de professores e acadêmicos da educação superior ao ambiente das séries fundamentais, o projeto Biotemas na Educação Básica – Integração Universidade-Escola – chega à 14ª edição. A programação coordenada pela Universidade Estadual de Montes Claros acontecerá entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro, com palestras, minicursos, oficinas, exposições, Mostra Científica, Mostra de Profissões e estandes temáticos.

14º Biotemas - Com 200 minicursos, Projeto atenderá 3 mil alunos do ensino básico
14º Biotemas – Com 200 minicursos, Projeto atenderá 3 mil alunos do ensino básico

 

Simultaneamente, serão realizados o 14º Fórum de Educação Básica, V Congresso Biotemas e a IV Mostra Científica Biotemas – apresentação de trabalhos acadêmicos e feira de ciências. A realização envolve a Unimontes, Governo de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

As atividades estão programadas para os diversos espaços do campus-sede da Unimontes e nas Escolas Estaduais Antônio Canela, Hamilton Lopes, Francisco Lopes da Silva e Antônio Figueira – estas duas que recebem os eventos pela primeira vez.

DADOS

A organização das atividades envolve os professores do Departamento de Estágios e Práticas Escolares e do Núcleo de Estágio Curricular Supervisionado, com o suporte das direções e dos demais departamentos dos centros de ensino da Unimontes.

Ao longo dos dez dias de evento, serão realizados 198 minicursos/oficinas, com o envolvimento direto de aproximadamente 600 universitários. Além dos alunos da Unimontes, participam os estudantes de outras instituições da cidade: Funorte, Facit, Fasi, Instituto Federal do Norte de Minas, UFMG, Faculdades Pitágoras e Faculdades Santo Agostinho. O público-alvo, entre alunos, professores e diretores das quatro escolas estaduais parceiras do projeto, é de 3 mil pessoas.

A palestra “Feira de Ciências na Realidade Atual da Educação Brasileira”, com a professora Roseli de Deus Lopes, pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação, da Universidade de São Paulo (USP), abrirá a programação do Biotemas/2017, no dia 28/8 (segunda-feira), às 19h30.

TEMAS

Dentre os temas relacionados para as exposições estão “Sustentabilidade (Recicláveis)”, “A carreira nas Ciências Agrárias”, “Relação Terra e Lua”, “Transgênicos”, “Construção Civil”, “Alimentação Saudável”, “Conhecendo a Grande BH”, “Nutrição”, dentre outros.

Organizados pelos acadêmicos, com supervisão de professores, os minicursos e oficinas abordam temas áreas como “Plantas Medicinais”, “Lixo como Adubo”, “Jogos Teatrais”, “Química na Cozinha”, “Micropropagação”, “Sexualidade na Pré-Adolescência”, “Cavernas”, “Abalos Sísmicos”, “Planejamento Urbano”, “Música e História”, “Inglês através da Música”, “Reaproveitamento de alimentos”, “Literatura de Cordel e o Ensino Religioso”, “Solos do Sertão”, “Hortas Urbanas”, “Bioinformática”, “Conservação de Flores e Folhas”, “Antibióticos: vilão ou mocinho?”, “Intolerância Religiosa”, “DSTs”, “Eletricidade Básica”, Eletrotemas” e “Arborização Urbana”.