Últimas Notícias

App feito pela Toyota tenta envergonhar motoristas recém-habilitados

App feito pela Toyota tenta envergonhar motoristas recém-habilitados

Aplicativo toca a playlist dos pais no carro caso o condutor tente usar o smartphone ao volante ou abuse do limite de velocidade. De acordo com a marca, um em cada cinco jovens se envolvem em batidas no primeiro ano de carteira.

App feito pela Toyota tenta envergonhar motoristas recém-habilitados
App feito pela Toyota tenta envergonhar motoristas recém-habilitados

 

A Toyota encontrou na tecnologia uma forma inusitada de frear o excesso de autoconfiança ao volante típica dos adolescentes que acabaram de tirar a tão sonhada carteira de motorista. De acordo com a montadora, um em cada cinco novos motoristas se envolvem em batidas de trânsito logo no primeiro ano com o documento. Usar os smartphones e correr demais com o carro são as duas principais causas dos acidentes.

Para deixar os pais menos preocupados com isso, a marca japonesa acaba de criar o aplicativo Safe & Sound (expressão em inglês, que significa ‘são e salvo’). Uma vez que os pais e o jovem motorista baixem o app e têm seus telefones pareados via Bluetooth, os pais dão ao filho a permissão para dirigir o carro liberando o uso da chave física por meio do aplicativo com um simples comando. O app foi desenvolvido apenas para os modelos vendidos na Europa e só funciona com smartphones Android.

Confira o vídeo de divulgação:

 

Como funciona?

Com o carro em movimento, o app se encarrega de automaticamente colocar o smartphone do jovem motorista em modo “Não perturbe”. Chamadas, mensagens e notificações de redes sociais são todas desabilitadas.

Além disso, se o app detectar que o motorista está acima da velocidade máxima permitida ou pegou o celular, o Safe & Sound começa a tocar a playlist do Spotify com as músicas favoritas do papai, da mamãe e até da vovó! E nem adianta o adolescente tentar desligar o aparelho, o app bloqueia essa possibilidade e passa a tocar músicas cada vez mais embaraçosas capaz de envergonhar qualquer adolescente, afirma a Toyota.