Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Emojis no e-mail da firma podem ser sinal de incompetência

Emojis no e-mail da firma podem ser sinal de incompetência

Já não é de hoje que os emojis tornaram-se uma linguagem comum e recorrente nas trocas de mensagens e nos bate-papos nas redes sociais. No entanto, o uso destes símbolos em e-mails no ambiente profissional pode ser um tiro no pé e detonar a imagem do trabalhador.

Nova forma de linguagem nas redes sociais, emojis e outros símbolos podem significar sinal de incompetência em e-mails profissionais
Nova forma de linguagem nas redes sociais, emojis e outros símbolos podem significar sinal de incompetência em e-mails profissionais

 

Incluir emojis sorridentes, pensativos ou com corações pode minar a informação que se está tentando passar e até ser um sinal de incompetência. Esta é a conclusão de uma série de experimentos realizados com 549 participantes de 29 países. O estudo foi conduzido pelas universidades Ben-Gurion, de Haifa e de Amsterdã, e publicado no “Social Psychological and Personality Science”.

Deparar-se com um sorriso em textos de trabalho fez com que as pessoas tivessem uma impressão nada agradável de seus remetentes. O sorriso pode fazer, ainda, com que quem recebeu o e-mail sinta-se menos à vontade para compartilhar mais informações na resposta.

“Nossos resultados trazem evidências de que, ao contrário de um sorriso ao vivo, que traz essa sensação calorosa, os sorrisos (digitais) não aumentam as impressões de que a pessoa é calorosa, mas diminuem as percepções de competência”, revela Ella Gilkson, uma das autoras do estudo e pós-doutoranda no Departamento de Administração da universidade. “Em e-mails formais de trabalho, um sorriso não é um sorriso”, conclui.

Em um dos experimentos, foi pedido aos participantes que lessem e-mails de trabalho similares escritos por alguém que eles não conhecessem. Em seguida, eles deveriam avaliar o quanto aquilo lhe parecia afetuoso e profissional. Alguns textos tinham os sorrisos, outros, não.

A surpresa veio a seguir: descobriu-se que a inclusão de emojis sorrindo ou caracteres que imitem um sorriso não impactou a percepção de alguém caloroso, mas abaixou a percepção de competência.

“O estudo também descobriu que, quando os participantes eram solicitados a responderem os e-mails de uma maneira formal, suas respostas eram bem mais detalhadas e incluíam mais conteúdos relacionados quando o texto não tinha o emoji sorrindo”, explicou Ella Glikson.

“As pessoas tendem a presumir que o sorriso virtual é percebido como um real, mas o estudo mostra que isto é incorreto. Um emoji só consegue ‘substituir’ um sorriso quando você já conhece a pessoa que mandou o e-mail. Para interações iniciais, evite usar emojis, independentemente da idade e gênero”, indica.

Sexismo. A pesquisa apontou ainda que os e-mails que tinham emojis, em sua maioria, foram vistos pelos entrevistados, como escritos por mulheres.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *