Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

NORDESTINOS

A Secretaria de Serviços Urbanos de Montes Claros, através do setor de fiscalização, realizou, neste final de semana (domingo), apreensão de várias mercadorias, como colchas e redes que vinham sendo comercializadas por nordestinos na área central da cidade. Toda manhã, uma turma de mais de 20 vendedores abastecia seus carrinhos, através de um caminhão estacionado próximo a Fiemg, na Avenida Sanitária, e percorria as ruas do centro, prejudicado os comerciantes, estabelecidos e que pagam impostos. Aliás, a denúncia havia sido feita pela coluna.

GLAUCILÂNDIA

Autoridades estaduais e federais assistem de camarote o agravamento da falta de água no Norte de Minas, inclusive para atender o consumo humano. Um exemplo claro é o município de Glaucilândia, onde existe apenas um caminhão-pipa para atender uma população de 3 mil habitantes. Até bem pouco tempo, a cidade contava com apoio do SAE de Bocaiuva, o que não acontece mais.

BOLSA FAMÍLIA

Temos tido o cuidado de não só divulgar os fatos neste espaço, como também cobrar o resultado final. A este respeito, a coluna registrou, há cerca de dois anos, denúncias de irregularidades praticadas no programa Bolsa Família em Montes Claros, mas que até o presente momento a Polícia Federal não apresentou o resultado. Entre os fatos, um funcionário contratado chegou a confessar o crime e mostrar a forma como acontecia. Pelo menos até agora a Polícia Federal não manifestou sobre a conclusão ou não do inquérito. O certo é que a população quer saber.

LICITAÇÃO

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) realizou ontem (21) licitação na modalidade registro de preços para combustível, peças, lubrificantes e pneus. A licitação segue orientação do Ministério Público, que entende ser a demanda a que mais apresenta problemas para os prefeitos. A bandeira que for a vencedora contratará na região ou no município os locais para o atendimento. Vale lembrar que após homologação da licitação a Promotoria Pública recomendará aos municípios aderirem, já que historicamente estes setores são os que apresentam maiores problemas nas prestações de conta das prefeituras.

REFORMA POLÍTICA

A Câmara dos Deputados deve votar hoje (22), a partir das 13 horas, a PEC que trata da reforma política. Os dois principais assuntos da pauta serão o “distritão”e a criação de um fundo com dinheiro público para financiar campanhas eleitorais. Vale lembrar que até mesmo a recusa das propostas em pauta pode acontecer.

SOCIEDADE RURAL

A Sociedade Rural inicia, a partir de 9 de setembro deste ano, a Escola e Centro de Formação em Equitação de Montes Claros. As aulas serão ministradas no Parque de Exposições João Alencar Athayde e atenderão crianças a partir de cinco anos. São 60 vagas com aulas aos sábados.

ASFALTO NO ESTADO

O Governo do Estado divulga até o final deste mês o cronograma para o asfaltamento de três quilômetros em cada um dos 853 municípios do Estado, dentro do programa “Mais Asfalto”. Segundo o presidente da Amams, Zé Reis, o problema é que se não for encontrada uma solução para as cidades que recebem 0.6 de FPM, não tem como estas cidades aceitarem o benefício. Nenhuma delas tem como dispor de R$ 393 mil de contrapartida.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier