Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

COMBUSTÍVEIS MAIS CAROS

O mês ainda nem terminou e o consumidor já vai ter que lidar com mais um aumento no preço dos combustíveis. Nesta terça-feira, a Petrobras elevou os preços da gasolina em 3,3% e do diesel em 2,3%. A petroleira justifica o aumento dizendo que está tentando acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores, e que a nova política de preços da empresa prevê reajustes quase que diários para as cotações dos combustíveis.

SITUAÇÃO FISCAL

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, disse que é contrário ao aumento de impostos para compensar a redução das receitas do governo. A afirmação foi feita por Maia após se reunir com a equipe econômica e líderes da base aliada do governo, nesta segunda-feira. Rodrigo Maia disse que é preciso que a Câmara priorize três projetos da agenda econômica para melhorar a situação fiscal do governo: a MP 777/17, que muda o cálculo das taxas de juros para contratos do BNDES; um novo projeto que propõe a reoneração da folha de pagamento; e a MP 783/17, que permite o parcelamento de dívidas com a União de pessoas físicas pessoas jurídicas, o chamado Refis.

DROGAS ENTRE OS JOVENS

Nesta quarta-feira, a comissão externa da Câmara, que avalia o consumo de drogas entre os jovens no Brasil, promove uma importante discussão a respeito da Política sobre Drogas e outras ações referentes ao tema desenvolvidas no país. De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 5% da população adulta, ou 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos, usou pelo menos uma droga em 2014, sendo a maconha a mais usada ao redor do mundo, seguida pelas anfetaminas. Já um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas mostra que o Brasil representa 20% do consumo mundial de cocaína e crack. O debate está marcado para as 11 horas e pode ser acompanhado pela TV Câmara.

FESTA DO MORANGO

O brasiliense está se preparando para uma das festas mais esperadas do DF: a Festa do Morango, que nesse ano deve reunir cerca de 30 mil visitantes. Em sua 21ª edição, a festa será realizada de 02 a 11 de setembro, em Brazilândia, e além de expor a safra colhida, também apresentará diversas receitas que levam morango, sendo considerada o maior acontecimento do agronegócio na região, atraindo pessoas de todo o país.

ESQUENTA, ESFRIA

O clima do DF é realmente um desafio à saúde. Na segunda-feira, a capital federal registrou umidade relativa do ar em 20% e temperatura acima de 32ºC. Já na madrugada de terça, a temperatura despencou para 15°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que nesta quinta e sexta-feira as temperaturas caiam ainda mais, resultado da circulação de um sistema de alta pressão que atinge parcialmente o DF. A expectativa é de que a temperatura mínima fique entre 10°C e 11°C.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda