Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

REFORMA POLÍTICA

A novela da reforma política tem novo capítulo nesta terça-feira, quando será retomada

a análise no plenário da Câmara dos Deputados. Tudo indica que as divergências sobre o fundo eleitoral e o novo sistema eleitoral podem levar os deputados a discutir outras propostas. Pelo visto, o fim das coligações tem sido o único tema de concordância. Aliás, a necessidade de 308 votos favoráveis em dois turnos de votação é que tem dificultado qualquer acordo.

TRANSPORTE ESCOLAR

Diante dos problemas históricos com o transporte escolar, 30 municípios do Norte de Minas já aderiram à licitação feita pelo Cimams (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene). Entre as vantagens estão a definição das linhas por georreferência, seguro de vida para os alunos, ônibus de 2005 para cá e o fato de a empresa vencedora poder subcontratar o serviço na própria cidade. O fato do serviço ser acompanhado pelo Ministério Pública dá maior segurança jurídica para os prefeitos.

CIRO GOMES

Pelo discurso do ex-ministro Ciro Gomes em Montes Claros, no último domingo (27), fica claro que, na prática, trata-se de um petista uniformizado de pedetista, com o objetivo de tentar alcançar seu objetivo que é chegar a presidência da República. Durante sua fala deixou claro nas entrelinhas o seu amor pelo ex-presidente Lula, oportunidade atacou os que considera adversário. Aliás, todo acontecimento reforçou minha tese de que política no Brasil é um balcão de negócios, cuja principal mercadoria é o interesse pessoal.

PDT E AS ELEIÇÕES

É fato de que no Congresso Nacional o PDT é oposição ao Governo Temer e a tendência é caminhar não com a oposição de modo geral, mas com o grupo ligado ao ex-presidente Lula, a exemplo de Ciro Gomes. Em Minas Gerais, a maioria dos integrantes da agremiação, ao contrário, não acompanha Ciro Gomes, é contra o grupo de Pimentel e a tendência é acompanhar o grupo liderado por Aécio Neves/Anastasia. Recentemente, em Bocaiuva, o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) declarou apoio à candidatura de Márcio Lacerda (PSB) ao Governo de Minas, mas foi uma posição isolada e pessoal.

NOVELA PACUÍ

Alheia às discussões em torno da polêmica de transposição do Rio Pacuí para atender a população de Montes Claros, o Consórcio Montes Claros, formado pelas empresas Comim, Infracom e Conta, já está alugando casas em Coração de Jesus e montando o canteiro de obras. Enquanto isso, hoje, às 17 horas, em Belo Horizonte, prefeitos de cidades banhadas pelo rio, o secretário de Governo, Odair Cunha, a direção da Copasa e ambientalista, reúnem para buscar solução para o impasse criado.

CARTA DO PT

Por orientação do PT de Montes Claros, hoje, o vereador Aldair Fagundes estará lendo carta da agremiação onde se posiciona em relação à administração Humberto Souto. Cita entre outras coisas que o partido não faz parte da atual gestão, não autoriza qualquer filiado ou filiada a ocupar cargos em comissão no município, entre outras coisas. O constrangimento se faz pelo fato de integrante do próprio diretório petista ter indicado nomes para compor o governo de Souto. Aliás, ficou definido que os indicados terão duas opções: ou deixam o partido e continuam na prefeitura, ou, no mínimo, peçam afastamento.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier