Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

DANÇA DAS CADEIRAS

Nesta terça-feira, o presidente da República, Michel Temer, viajou para a China, onde permanecerá por nove dias. Como ele não tem vice, quem assume o comando da Nação é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Como o primeiro vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho, integra a comitiva de Temer, o deputado André Fufuca (PP-MA) assumirá a presidência da Câmara. Marinheiro de primeira viagem, já que está em seu primeiro mandato, Fufuca encara nesse breve período o desafio de presidir votações polêmicas e importantes, como a reforma política, a nova política para os juros do BNDES, a nova versão do Refis e o programa de refinanciamento de dívidas de contribuintes.

PUNIÇÃO PARA INFIÉIS

O presidente solicitou a demissão de aliados de cerca de 25 parlamentares que votaram contra as alterações na legislação trabalhista e se posicionaram contra a reforma da Previdência. Mesmo considerando ter sido traído por 70 deputados, o governo quer excluir apenas aqueles que não podem ser convencidos a dar suporte à reforma da Previdência. Os parlamentares são de dez partidos diferentes, incluindo a sigla do próprio presidente, o PMDB. O PSB deve ser o mais afetado.

TODOS POR UM

A mobilização da população e a repercussão negativa levaram o presidente Michel Temer a desistir de publicar o decreto que extinguia uma área de reserva na Amazônia – a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca). O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, admitiu que o decreto poderia provocar um “desmatamento desenfreado” na região, e que será editado novo decreto deixando nítido que as regras ambientais não serão afrouxadas, nem interferirá nas unidades de conservação.

BIENAL DO DESIGN GRÁFICO

Está em cartaz até dia 10 de setembro, na Caixa Cultural, em Brasília, a 12ª edição da Bienal Brasileira do Design Gráfico. Realizado pela primeira vez na capital federal, a mostra traz soluções criativas e inovadoras para embalagens, capas de livros, e cria um mundo original de identidade visual para itens do dia a dia. As primeiras edições da Bienal foram realizadas em São Paulo e, após 10 edições na capital paulista, começou um processo itinerante pelo Brasil. O 11º encontro ocorreu no Rio de Janeiro, para comemorar os 450 anos da cidade, e, agora, no ano em que celebra 25 anos de existência, o evento chega ao DF.

PONTUALIDADE

De acordo com dados da OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial, o aeroporto de Campo Grande foi considerado o mais pontual em pousos e decolagens da América Latina e Caribe (92%). O aeroporto de Montes Claros ficou em terceiro lugar (91,4%). A OAG é uma indústria bem-sucedida com sede no Reino Unido e aproveita a maior rede de dados de aviação do mundo para fornecer informações e aplicações digitais precisas, oportunas e práticas para companhias aéreas, aeroportos, agências governamentais e agências de viagens em todo o mundo.

NADA RESOVIDO

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou, nos dias 24 e 25 de agosto, em Brasília, do seminário “Rio Doce: Desafios da Governança Interfederativa”. O evento foi promovido pelo comitê Interfederativo (CIF) e apresentou os resultados obtidos até o momento pelos 41 programas previstos no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta, assinado após a tragédia ocorrida em Mariana com o rompimento da barragem de Fundão, da Mineradora Samarco. Desde o rompimento da barragem já foram aplicadas pelo Sisema à Mineradora 36 multas, resultado em mais de R$ 240 milhões em infrações. Apesar da força-tarefa criada após a tragédia, a regularização ambiental da região está longe dos níveis ideias.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda