Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

CORTINA DE FUMAÇA

Não é nenhuma novidade a rotina de contrassensos que a gente vê e ouve na Esplanada, mas algumas declarações parecem mais uma piada. Nesta semana, ao reagir às denúncias do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o senador Romero Jucá disse que talvez Janot tenha “fetiche” com seu bigode. A ironia do senador foi uma resposta a um trecho do texto de uma das acusações formais apresentadas contra ele, em que o procurador diz que “a palavra de um homem está no fio do bigode”. Definitivamente, esse é um caso clássico em que vale tudo para se criar uma cortina de fumaça e desviar a atenção do que realmente importa.

100 DIAS SEM CHUVA

Há 100 dias sem chuva, o Distrito Federal sofre os efeitos da seca. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o índice de umidade do ar chegou à preocupante casa dos 9%, nesta terça-feira. Segundo o INMET, a previsão é que a seca se prolongue até a segunda quinzena de setembro. Além dos danos à saúde por causa dos efeitos da baixa umidade, a falta de chuvas também está contribuindo para ocorrência de queimadas no DF.

MAPA NO ALVO DA PF

Servidores públicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) voltaram a ser alvo de investigações da Polícia Federal, nesta quarta-feira. Os servidores estão sendo investigados após denúncias de que empresas fiscalizadas teriam sido favorecidas em processos administrativos, por meio do retardamento na tramitação e anulação de multas. As ações da PF ocorrem no Maranhão e Minas Gerais. Além de servidores públicos, a PF investiga também a participação de frigoríficos e laticínios localizados nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi, no Tocantins. Os envolvidos devem responder por crimes de corrupção passiva e ativa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão.

VISITA ÍNTIMA EM PRESÍDIOS

Uma portaria publicada nesta quarta-feira pelo Ministério da Justiça oficializa as novas regras para visita íntima em presídios federais. Entre as principais mudanças, o benefício fica autorizado para quem faz delação premiada e passa a ser proibido a quem foi membro de facção criminosa, líder de quadrilha ou quem tentou fugir. Pelas regras, a visita íntima só pode durar uma hora e fica restrita a apenas um cônjuge, cadastrado com antecedência, sem possibilidade de substituição – a menos que seja comprovado divórcio ou separação. A portaria estabelece que menores de 18 anos poderão fazer visitas íntimas se forem legalmente casados com o detento ou se a Justiça autorizar.

RAINHA DO CÉU

Está chamando a atenção do brasiliense a peça apresentada no 18º Festival Internacional de Teatro de Brasília de 2017, que retrata Jesus como mulher trans. A peça ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’ faz retrato poético das lutas por direitos humanos e é traduzida do texto original da inglesa Jo Clifford, dirigida por Natalia Mallo. O monólogo é encenado por Renata Carvalho, que se tornou a primeira travesti a encenar uma montagem no festival.

 

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda