Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

NOVELA DA REFORMA

Pelo menos até o presente momento, a tese sustentada por este jornalista de que, na prática, os deputados não querem nenhuma mudança nas regras das eleições no País está prevalecendo. Não existe consenso em nenhum dos pontos apresentados. Ontem, até o fechamento da coluna, estava sendo discutida a proposta que acaba com as coligações na proporcional e estabelece uma cláusula de barreira. Na próxima coluna comentaremos o resultado.

MANGA

O prefeito de Manga, Quinquinha, reuniu na terça-feira com os empresários do município para discutir propostas a serem incluídas no Plano Plurianual (PPA) para valer de 2018 a 2012. As reuniões estão sendo realizadas por segmentos e o objetivo é justamente levantar as principais demandas apontadas pela população. Vale lembrar que a proposta será votada ainda este ano.

PARAQUEDISTAS

Mesmo não tendo bola de cristal, pela movimentação e conversas dos prefeitos do Norte de Minas, é possível afirmar que nas eleições de 2018, mais uma vez, cerca de 75 a 80 dos votos vão para deputados federais de outras regiões. Quase totalidade dos prefeitos já fizeram compromisso em troca de migalhas. Aliás, os chamados movimentos contra os “candidatos paraquedistas” que estão sendo ensaiados continuam tímidos e a tendência é que o resultado seja semelhante. Só no discurso não resolve.

CURIOSIDADE

O ex-prefeito de Vespasiano, atual secretário da Cidade e de Integração Regional, Carlos Murta, em conversa com este jornalista sobre a transposição de água do Rio Pacuí, ou Jequitaí, para Montes Claros, fez o seguinte comentário: “A proposta de transposição do Rio São Francisco é atribuída aos ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a Lula, mas quem encomendou o primeiro projeto foi Dom Pedro”. Resumindo: se for desta maneira, teremos que esperar muito para assistirmos a conclusão das obras por aqui.

BOLA DE CRISTAL

Se a carruagem não seguir outro itinerário, mesmo faltando mais de um ano para eleição da nova reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é possível antecipar que se for candidato, o nome a ser escolhido na lista triples será do atual vice-reitor, Padre Antônio Avilmar. É hoje o nome mais próximo dos que gravitam em torno do Palácio Tiradentes e mais especificamente do grupo do governador Fernando Pimentel.

PENDUROU A CHUTEIRA

O ex-vereador Antônio Silveira, primeiro suplente da coligação que elegeu Humberto Souto, em conversa com este jornalista, declarou que sepultou todas as pretensões de voltar a enfrentar as urnas. Argumentou que somente agora conseguiu reorganizar sua vida profissional e vai dedicar todo o seu tempo à Medicina. Particularmente, não acredito que de fato tenha encerrado sua carreira política.

JEQUITAÍ

Em conversa com o deputado estadual Gil Pereira, na terça-feira, em Brasília-DF, o novo presidente da Codevasf, Avelino Neiva garantiu a retomada das obras da Barragem de Jequitaí. A proposta é que a licitação aconteça ainda este ano e os serviços sejam retomados no primeiro trimestre de 2018. Aliás, as lideranças políticas do Norte de Minas na capital federal já estão oficializando convite para que Neiva visite a região ainda este ano.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier