Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

AMEAÇA AS INDÚSTRIAS

A coluna mais uma vez sai na frente e traz a informação que várias empresas de Montes Claros estão com sua produção comprometida em decorrência da falta de água, provocada pela deficiência no sistema de atendimento pela Copasa. O caso mais preocupante é da empresa Novo Nordisk, cujo abastecimento total é feito pela Copasa. Vale lembrar que a empresa recentemente ampliou suas instalações e consequentemente sua produção. Aliás, a situação chegou a tal ponto que ontem a empresa divulgou que somente atenderá a população a partir desta quinta-feira.

COPASA E A PREFEITURA

Informação apurada pela coluna dá conta de que, na próxima terça-feira (12), o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, reúne com a presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles, para definir acordo e valores da prorrogação da exploração do serviço de água e esgoto no município. A este respeito vale lembrar que seria uma irresponsabilidade da prefeitura assinar qualquer acordo sem antes exigir que a companhia resolva o problema da falta de água na cidade. Acordos feitos somente no papel, não resolve o problema. No último acordo por exemplo, vários pontos não foram respeitados.

DE QUEM É A CULPA

Não precisa ter bola de cristal para afirmar que o desabastecimento em Montes Claros não pode ser creditado exclusivamente à seca que assola a região a cinco anos. A responsável é a Copasa que já sabia que isso poderia acontecer e nada foi feito, justamente para não investir. Por questão de justiça, também é bom deixar claro que a culpa não deve recair exclusivamente na atual diretoria da companhia, mas sim, e principalmente, nas anteriores. Historicamente, o objetivo por estas bandas foi apenas de explorar a cidade, sem dar nenhum retorno. Aliás, Belo Horizonte mesmo tendo 1.433 milhões de habitantes, não falta e não vai faltar água porque o tratamento é diferenciado.

NOVELA DA REFORMA

Em nossos comentários, desde o início do ano temos colocado dúvidas em relação a aprovação da reforma política. De qualquer forma, no Congresso Nacional tem muita gente acreditando que alguns pontos possam ser aprovados para valer ainda para as eleições de 2018. Ontem o presidente da Câmara Federal, e presidente da República em exercício Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que considera possível votar a reforma até o final deste mês, dependendo de acordo entre as lideranças. A questão e que não estão conseguindo acordo.

BR-135

O Dnit ficou de encaminhar até o final de agosto o processo de licitação do asfaltamento de trecho da BR-135, entre Itacarambi/São João das Missões e Manga. Até ontem (4), ainda não havia ocorrido nenhuma movimentação neste sentido. Diante dos fatos, o prefeito Quinquinha, do município de Manga, marcou para a tarde desta terça-feira, em Brasília-DF, visita a diretoria do Dnit para buscar uma resposta. Vale lembrar que ele, junto com o deputado estadual Arlen Santiago (PTB), esteve no mês de julho reunido com a direção do Dnit, onde foi definido o cronograma de retomada da obra.

AULA MAGNA

O doutor em ciências da saúde pela UFMG e mestre em saúde coletiva pela UEFS, professor Edson José Rezende, participa, às 19 horas de hoje, da aula magna da recém-criada Faculdade de Odontologia do Norte de Minas.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier