Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

PARLAMENTARES INFLUENTES

Na relação dos 100 mais influentes do Congresso Nacional, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), estão incluídos quatro parlamentares mineiros, sendo eles os senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia, além dos deputados Marcus Pestana e Paulo Abi-Ackel. Vale lembrar que o Diap é um órgão que presta assessoria parlamentar a diversos sindicatos do País.

REFORMA POLÍTICA

Até o fechamento da coluna os deputados federais ainda não haviam votado a proposta da deputada Shéridan (PSDB-RR), que prevê o fim das coligações para as eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para os partidos. O certo é que a proposta que cria um fundo público para financiamento de campanha só volta a pauta na próxima terça-feira.

TRANSPORTE ESCOLAR

Na terça-feira da próxima semana, a diretoria do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) e representante do Ministério Público realizam, no auditório da OAB de Montes Claros, às 13h30, reunião para avaliar a atual situação do Transporte Escolar no Norte de Minas. Foram convidados para a reunião os 75 secretários municipais de educação da área de atuação da entidade. As adequações necessárias serão apresentadas pelo Ministério Público. Ainda durante reunião será lançado o Portal da Ouvidoria, onde o cidadão poderá acompanhar o serviço e apresentar críticas e sugestões.

NOVELA PACUÍ

Hoje (6), prefeitos de municípios banhados pelo rio Pacuí reúnem com a direção da Copasa, órgãos ambientais e ambientalistas para concretizar negociação em torno da construção da adutora de 56 quilômetros que abastecerá a cidade Montes Claros. O encontro será na sede da Amams. A primeira conversa aconteceu na segunda-feira e contou com representantes da Codevasf e da Emater. Segundo informação do presidente da Amams, Zé Reis, segunda-feira (11), será realizada reunião final, já que no dia 13 o assunto será discutido diretamente com o governador Fernando Pimentel. Na prática, os municípios atingidos querem uma recompensa e a garantia de que não faltará água para as propriedades banhadas pelo rio.

NOVELA COPASA

A exemplo do que ocorreu ontem na reunião da Câmara de Vereadores de Montes Claros, o assunto do momento na cidade é a Copasa. Além da falta de água, a discussão gira em torno da adutora no rio Pacuí e a prorrogação de convênio com a prefeitura para continuar explorando o serviço de água e esgoto. O que chama a atenção em toda história é o fato de a prefeitura já ter acertado, desde o início do ano, a prorrogação do convênio e continuar tentando enganar a população afirmando que ainda está em negociação. Então me responde: se não tivesse acertado com a prefeitura a Copasa construiria a referida adutora? A empresa daria continuidade à troca da tubulação antiga em toda cidade?

TJMG

A prefeitura de Montes Claros fechou acordo com o TJMG para criação de núcleo técnico para analisar os processos de judicialização da saúde. O núcleo é composto por funcionários da área da saúde. Com a decisão, todas as consultas e exames obedecerão uma lista que será acompanhada pelo paciente, evitando que alguém passe na frente (“fure a fila”).

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier