Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

DESFILE CÍVICO-MILITAR

Cerca de 20 pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência, na quinta-feira, 7 de setembro.  As arquibancadas ficaram lotadas de cidadãos de todos os cantos do País que vieram assistir e participar da festa. O desfile durou cerca de duas horas, com apresentações sob aplausos, assobios, e até um tímido coro “Fora, Temer!”.

AUGE DO DESFILE

O desfile foi acompanhado, em todos os momentos, com muita reverência e emoção, mas dois momentos foram mais marcantes. O primeiro foi a passagem do Grupamento Motorizado da Polícia Federal, corporação responsável pela Operação Lava-Jato, que arrebatou o aplauso entusiasmado da plateia. O segundo, o mais aguardado, foi o encerramento do desfile, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, com sete aeronaves fazendo performance no céu. Mesmo depois do fim do desfile, o público continuou na Esplanada dos Ministérios acompanhado as manobras radicais dos caças da Força Aérea Brasileira.

CLIMA DO DESFILE

Com um calor de 29ºC e umidade abaixo dos 20% algumas pessoas precisaram de atendimento medico durante o desfile de 7 de setembro. Nas arquibancadas, além do calor, o clima tenso que reina no Planalto também deixou o ambiente mais quente. Responsável por dar início à cerimônia, o presidente Michel Temer chegou sem a faixa presidencial e em um carro blindado, acompanhado da primeira-dama, Marcela Temer, e do filho, Michelzinho, 8 anos. O desfile, que custou cerca de R$ 790 mil aos cofres públicos, contou com 4,2 mil participantes. Seiscentos policiais militares ficaram a cargo da segurança do evento.

GRITO DOS EXCLUÍDOS

Um forte esquema de segurança foi montado na Esplanada dos Ministérios para realização do desfile cívico-militar, no dia 7 de setembro. Mas, mesmo tendo sido completamente cercada, cerca de 1000 manifestantes do movimento Grito dos Excluídos desceram a Esplanada em direção ao Congresso Nacional, gritando palavras de ordem contra o presidente Michel Temer. O protesto é organizado por setores da Igreja Católica e de movimentos sindicais e sociais, e acontece todos os anos no Dia da Independência.

RESTITUIÇÃO DE IR

A Secretaria da Receita Federal liberou nesta sexta-feira, a consulta ao quarto lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2017. Este lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2016. Ao todo, serão pagos mais de R$ 2,7 bilhões para 2.257.260 contribuintes. Os depósitos serão feitos no dia 15 de setembro. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve fazer a consulta no site da Receita, ou pelo telefone 146. O prazo para envio da declaração de IR 2017 terminou no dia de 28 de abril. A Receita informou ter recebido 28.524.560 de declarações.

 

 

Jerusia Arruda