Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

FENICS

Hoje, acontece nas dependências do Parque de Exposição João Alencar Athayde, a abertura oficial da 22ª Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços (Fenics) que pelo visto atingiu de fato a sua maioridade, concentrando as atenções em torno das principais demandas regionais, a exemplo da energia fotovoltaica.

SOLAR POWER

O projeto de construção da usina fotovoltaica de 115 megawatts, que está prestes a ser inaugurado em Pirapora, foi um dos destaques da Solar Power, em Nevada, nos Estados Unidos, que teve início no domingo (10) e encerrou nesta quarta-feira (13). A feira contou com 20 mil representantes e o destaque foi justamente a Energies Nouvelle (EDF), que detêm 80% do projeto Pirapora e a Canadion Solar. A Assembleia Legislativa de Minas esteve representada pelo deputado estadual Gil Pereira (PP), integrante da Comissão de Minas e Energia daquela casa.

NOVELA PACUÍ

Este jornalista foi o primeiro a antecipar que a proposta de construção de adutora no rio Pacuí para captação de água visando abastecer a população de Montes Claros seria questionada na Justiça. Na terça-feira, no início da tarde, a juíza Luciana Oliveira Torres concedeu liminar à prefeitura de Coração de Jesus, onde suspende a implantação no local de canteiro e, consequentemente, início das obras. Para a Copasa, só resta aguardar o julgamento do mérito ou tentar derrubar a liminar.

SHOPPING POPULAR

O projeto que tramita na Câmara de Montes Claros, onde a prefeitura solicita autorização para repassar recursos da ordem de R$ 361 mil à Previmoc para regularizar a situação de 18 funcionários e aplicar não sei mais em quê serve para reacender a velha discussão se, juridicamente, uma previdência de servidores públicos deveria ser dona de um shopping popular. Penso que o assunto deveria inclusive envolver o Ministério Público. A discussão deveria ser em torno da venda do imóvel e a utilização dos recursos no verdadeiro objetivo da Previdência. Os 18 cargos em questão estão ali por indicação política. Aliás, tanto no shopping, quanto na Previmoc, os servidores, verdadeiros donos, sequer são ouvidos.

LÂMPADA DE SÓDIO

O vereador por Montes Claros, Aílton do Vilaje, usou a tribuna da Câmara para questionar o fato de a principal cidade do Norte de Minas, com mais de 400 mil habitantes, ainda concentrar discussão em torno da ineficiência da prefeitura na troca de lâmpadas queimadas. A vereadora Maria Helena foi mais longe ao afirmar que a população do distrito de Nova Esperança está satisfeita com o serviço de troca de lâmpadas, mas acha inadmissível o retrocesso já que a administração passada iniciou a troca por lâmpadas de led e agora a prefeitura volta a utilizar lâmpadas de sódio.

PRECATÓRIO

Na terça-feira, o secretário-executivo da Amams, Ronaldo Mota Dias, esteve na Central de Precatório do TJMG, quando solicitou o agendamento para o atendimento de 96 municípios do Norte de Minas e do Vale de Jequitinhonha para orientação em relação aos pagamentos de débitos de precatórios. Ficou acertado junto ao juiz, coordenador da Central, Christian Garrido Higuchi, o atendimento aos prefeitos da região já a partir do dia 25 deste mês.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier