Últimas Notícias

MG – Gripe já matou 42 pessoas em Minas Gerais neste ano

MG – Gripe já matou 42 pessoas em Minas Gerais neste ano

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou  o balanço epidemiológico da gripe em Minas Gerais. Até o momento, foram confirmados 250 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causados pelo vírus Influenza. 

250 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave foram confirmados no Estado
250 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave foram confirmados no Estado

 

Destes, 189 foram de Influenza A (H3) Sazonal, 41 de Influenza B, 18 de Influenza A não subtipado e 01 sem informação. Ainda do total de casos confirmados, 42 vieram a óbito, sendo 36 decorrentes da Influenza A e 6 da Influenza B.

Entre os óbitos por Influenza, a média foi de 68 anos, variando de 47 a 85 anos. A taxa de mortalidade em Minas Gerais está em 0,02/100.000 habitantes.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar à morte. Os vírus Influenza são mais frequentemente identificados nos casos de Síndrome Gripal e nos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A Síndrome Gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga.

Quando estes sintomas vêm associados a uma dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização, o quadro apresentado é a Síndrome Respiratória Aguda Grave.