Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA

Começou nesta sexta-feira a 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Na cerimônia de abertura, foi apresentado o longa-metragem “Não devore meu coração!”, do cineasta carioca Felipe Bragança. Realizado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o 50º Festival de Cinema de Brasília vai até o dia 24 de setembro e é um dos mais tradicionais eventos audiovisuais do País.  Sua dimensão histórica se confunde com a trajetória do cinema brasileiro contemporâneo, pois se trata do primeiro festival de cinema nacional.

HERÓI DA PÁTRIA

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou projeto de lei que inscreve o nome do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976) no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto (PL 5496/16) é de autoria dos deputados Otavio Leite (PSDB-RJ) e Fábio Sousa (PSDB-GO), e como tramita em caráter conclusivo, agora será remetido para o Senado. O Livro dos Heróis da Pátria está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, monumento situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde constam os nomes de figuras importantes da história brasileira como Tiradentes, D. Pedro I, Marechal Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, José Bonifácio, entre outros.

CÁTIA ABREU É AFASTADA

A presidência do PMDB afastou a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) das funções partidárias por 60 dias. A suspensão foi decidida em reunião da Comissão Executiva Nacional do PMDB realizada na última quarta-feira (13). O documento foi assinado pelo presidente do partido, senador Romero Jucá (PMDB-RR) e, de acordo com a decisão, a senadora ficará afastada de suas atividades partidárias e de eventuais funções diretivas partidárias.

DESAPARECIDOS

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal mostram que 1.353 pessoas desapareceram no Distrito Federal, de janeiro a junho deste ano. Desse total, 534 são crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos, faixa etária que registra a maior incidência de desaparecimentos na capital federal. Entre as pessoas procuradas, 24% têm idades entre 18 e 30 anos e 22% são homens e mulheres entre 31 e 50 anos.

ABONO PIS

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em setembro já podem sacar o abono salarial PIS do calendário 2017-2018, ano-base 2016. O benefício está liberado desde a última quinta-feira. No caso do Pasep, que é pago para servidores públicos, o pagamento está liberado para quem tem final da inscrição 2. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016.

DIREITO DE MANIFESTAÇÃO

A Câmara dos Deputados realizou, na quinta-feira, uma audiência pública para discutir o direito de manifestação. A audiência foi motivada pela reclamação de ativistas de direitos humanos, que denunciam ações coordenadas nos três Poderes da República para reprimir o direito de manifestação. Para a ONG Artigo 19, o Estado brasileiro passou a intensificar a estrutura de repressão às manifestações a partir de 2013. O auge, segundo eles, veio no combate a protestos ocorridos em todo o País em abril e maio.

 

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda