Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

IGREJA DE TEÓFILO OTONI RECEBE HOMENAGEM

A Igreja Evangélica Pentecostal de Teófilo Otoni-MG foi homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, pelos setenta anos de fundação. O deputado George Hilton (PSB-MG), que propôs a homenagem, disse que a igreja tem amparado os que necessitam, ajudando na recuperação de viciados, auxiliando nos presídio e hospitais, e estimulando as pessoas a ficarem longe do tráfico e do crime.

FIES EM PAUTA

Nesta quarta-feira, a comissão mista que analisa a Medida Provisória 785/17, realiza uma audiência pública na Câmara para discutir as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na semana passada, o Congresso prorrogou o prazo de vigência da MP, que terá mais 60 dias para ser votada por deputados e senadores. A MP 785 altera seis leis que tratam do Fies e promove uma transição para um novo modelo, tentando evitar descontinuidade e riscos fiscais e operacionais. A medida prevê a adesão dos bancos, a constituição de um novo fundo garantidor e novos sistemas de tecnologia de informação para a seleção e o financiamento.

SOB NOVA DIREÇÃO

Na concorrida cerimônia de posse da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, na manhã desta segunda-feira, o presidente Michel Temer falou em ‘abuso de autoridade’, sem citar o ex-ocupante da cadeira, Rodrigo Janot. Funcionária há mais de 30 anos no Ministério Público, Raquel Dodge prometeu defender a democracia, zelar pelo bem comum e meio ambiente e garantir que ninguém esteja “acima da lei, ou abaixo dela”.

121 DIAS DE ESTIAGEM

Há quatro meses sem chuva e com a umidade relativa do ar em níveis extremamente baixos, o brasiliense aguarda com ansiedade que se cumpra a previsão de chuva para ainda esta semana. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já são 121 dias de estiagem no Distrito Federal, mas existe a possibilidade de chuva para o fim desta semana, mesmo que de forma leve e em pontos isolados.

DF EM CHAMAS

A Floresta Nacional de Brasília, na região de Taguatinga Norte, está sofrendo com incêndio desde o último domingo. A reserva é uma das mais importantes do DF, e vem sofrendo com incêndios desde o ano passado, por casa da seca. O incêndio desta semana foi de grandes proporções e chegou a ameaçar chácaras próximas. Militares do Corpo de Bombeiros do DF trabalham no monitoramento de novos focos.

AÇÃO POPULAR

A Justiça Federal do Distrito Federal liberou psicólogos a tratarem gays e lésbicas como doentes, podendo fazer terapias de “reversão sexual”, sem sofrerem qualquer tipo de censura por parte dos conselhos de classe. A decisão, do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, é liminar e acata parcialmente o pedido de uma ação popular. Esse tipo de tratamento é proibido desde 1999 por uma resolução do Conselho Federal de Psicologia. O órgão disse que vai recorrer. 

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

O senador Wilder Morais (PP-GO) apresentou um projeto (PDS 175/2017) que prevê um plebiscito para que a população decida se quer revogar ou não o Estatuto do Desarmamento, aprovado há 14 anos. Em entrevista à radio Senado, nesta segunda-feira, o senador disse que fará audiências públicas para debater o tema, ouvindo representantes do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da sociedade civil. Segundo ele, a discussão sobre a revogação atende a uma demanda da população.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda