Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Ruralminas/Amams

No dia 1º de junho, quando participou em Montes Claros do Fórum Regional, o governador Fernando Pimentel não só anunciou publicamente como também assinou decreto transferindo maquinário da extinta Ruralminas para atender os municípios do Norte de Minas, por meio da Amams. Já caminhando para o quarto mês, até agora o compromisso não foi oficializado. O mais triste é que associações de regiões ricas do estado, como as de Governador Valadares e Muriaé, estão pressionando o Governo para receberem boa dos maquinários. Como normalmente a corda quebra pelo lado mais fraco, o final desta novela parece ser previsível. Tem ainda a novela dos carros-pipa que falaremos na próxima edição.

Coligações proporcionais
Até o final da tarde de ontem a Câmara Federal não havia avançado na discussão e votação da chamada Reforma Política. Com a rejeição do “distritão”, sobrou o fim das coligações proporcionais e a cláusula de desempenho. Aliás, para se protegerem os deputados querem que o fim das coligações seja aprovado apenas para 2020, e não para 2018.

Prazo final
Vale lembrar aos leitores que para que as mudanças passem a valer para as eleições de 2018, elas têm de ser aprovadas até dia 7 de outubro. Para serem aprovadas, propostas de emendas à Constituição precisam do apoio de 308 dos 513 deputados.

Ponte no São Francisco

Sem querer ser pessimista, sou de opinião que a população de São Francisco e Pintópolis, pelo menos por enquanto, não deve ficar entusiasmada com o anuncio de autorização para licitação de ponte ligando os dois municípios. Primeiro não existem recursos definidos no orçamento para a obra, além do que, se tudo correr bem, a conclusão da licitação só deve ocorrer em abril do próximo ano. A história é semelhante ao que acontece com a construção do Hospital do Trauma na administração passada.

Lixo hospitalar
A direção do Cimams informou à coluna de que nos próximos dias será aberta licitação para credenciar empresas para cremação de lixo hospitalar, de Postos de Saúde e UBSs de cidades do Norte de Minas. Em toda região, somente Montes Claros e o Consórcio de Saúde de Grão Mogol contam com o serviço. Vale lembrar que a cremação como destino final do lixo hospitalar é uma exigência da Anvisa e do Conselho Nacional do Meio Ambiente ( Conana), que é ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Zona rural
Pelo andar da carruagem, não são boas as expectativas para os moradores da zona rural de Montes Claros, no tocante a melhoria das estradas. O assunto foi levantado durante reunião da Câmara de Vereadores. Para atender em torno de cinco mil quilômetros, a prefeitura conta apenas com uma patrola com máquina apresentando problemas constantes. Até agora, em 20 dias, conseguiram apenas patrolar seis quilômetros na região de Miralta.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

 

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).