Publicidade

Inicio » Mais Seções » Livros e Literatura » Editora Unimontes lança obra sobre a mulher na Cultura e Literatura durante evento em universidades paulistas

Editora Unimontes lança obra sobre a mulher na Cultura e Literatura durante evento em universidades paulistas

Editora Unimontes lança obra sobre a mulher na Cultura e Literatura durante evento em universidades paulistas

Uma obra produzida pela Editora Unimontes, com ênfase à presença da mulher na literatura e na cultura do Brasil e de Portugal, será lançada durante o Congresso Internacional “O Romance Histórico em Língua Portuguesa”, que será realizado no próximo dia 25, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista, e em evento no dia 27/9, na Universidade de São Paulo (USP). O professor Osmar Pereira Oliva, do Departamento de Comunicação e Letras e coordenador do mestrado em Letras/Estudos Literários, é um dos coorganizadores da obra.

O professor Osmar Oliva é autor do capítulo “A Marginalidade Feminina de Lúcia Miguel Pereira”
O professor Osmar Oliva é autor do capítulo “A Marginalidade Feminina de Lúcia Miguel Pereira”

 

Intitulado “Marginalidades Femininas: a Mulher na Literatura e na Cultura Brasileira e Portuguesa”, o livro reúne artigos de professores e pesquisadores de universidades do País, da França, Estados Unidos e Portugal. O professor Osmar Oliva é coorganizador juntamente com os pesquisadores Luciene Maria Pavanelo, da Unesp; Maria Cristina Pais Simón (Universidade de Sorbonne Nouvelle/Paris 3) e Paulo Motta Oliveira (USP).

Conforme a sinopse, os artigos analisam desde a importância da obra de escritoras brasileiras e portuguesas até a reflexão sobre a presença da mulher na Literatura e na sociedade, assim como a análise de personagens femininas na ficção.

O professor Osmar Oliva é autor do capítulo “A Marginalidade Feminina de Lúcia Miguel Pereira” que, segundo ele, é uma autora praticamente desconhecida como ficcionista. “Analisamos, ainda, como se estabelecem diálogos entre os seus romances e os do escritor português Eça de Queirós, de quem foi leitora e sobre o qual escreveu alguns textos críticos”, explica.

Além dos eventos da Unesp e na USP, o livro será lançado em evento na Unimontes, dia 18 de outubro, durante o IX Seminário Nacional de Pesquisa em Literatura e Criação Literária. Ainda neste ano, acontecerá o primeiro lançamento no exterior, na sede de Sorbonne, em Paris.

Leia Também

IFNMG abre inscrições para 1.500 vagas em 11 cursos gratuitos

IFNMG abre inscrições para 1.500 vagas em 11 cursos gratuitos

* Por: Jornal Montes Claros - 25 de setembro de 2018. IFNMG abre inscrições para …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *