Inicio » Mais Seções » Livros e Literatura » Editora Unimontes lança obra sobre a mulher na Cultura e Literatura durante evento em universidades paulistas

Editora Unimontes lança obra sobre a mulher na Cultura e Literatura durante evento em universidades paulistas

Editora Unimontes lança obra sobre a mulher na Cultura e Literatura durante evento em universidades paulistas

Uma obra produzida pela Editora Unimontes, com ênfase à presença da mulher na literatura e na cultura do Brasil e de Portugal, será lançada durante o Congresso Internacional “O Romance Histórico em Língua Portuguesa”, que será realizado no próximo dia 25, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista, e em evento no dia 27/9, na Universidade de São Paulo (USP). O professor Osmar Pereira Oliva, do Departamento de Comunicação e Letras e coordenador do mestrado em Letras/Estudos Literários, é um dos coorganizadores da obra.

O professor Osmar Oliva é autor do capítulo “A Marginalidade Feminina de Lúcia Miguel Pereira”
O professor Osmar Oliva é autor do capítulo “A Marginalidade Feminina de Lúcia Miguel Pereira”

 

Intitulado “Marginalidades Femininas: a Mulher na Literatura e na Cultura Brasileira e Portuguesa”, o livro reúne artigos de professores e pesquisadores de universidades do País, da França, Estados Unidos e Portugal. O professor Osmar Oliva é coorganizador juntamente com os pesquisadores Luciene Maria Pavanelo, da Unesp; Maria Cristina Pais Simón (Universidade de Sorbonne Nouvelle/Paris 3) e Paulo Motta Oliveira (USP).

Conforme a sinopse, os artigos analisam desde a importância da obra de escritoras brasileiras e portuguesas até a reflexão sobre a presença da mulher na Literatura e na sociedade, assim como a análise de personagens femininas na ficção.

O professor Osmar Oliva é autor do capítulo “A Marginalidade Feminina de Lúcia Miguel Pereira” que, segundo ele, é uma autora praticamente desconhecida como ficcionista. “Analisamos, ainda, como se estabelecem diálogos entre os seus romances e os do escritor português Eça de Queirós, de quem foi leitora e sobre o qual escreveu alguns textos críticos”, explica.

Além dos eventos da Unesp e na USP, o livro será lançado em evento na Unimontes, dia 18 de outubro, durante o IX Seminário Nacional de Pesquisa em Literatura e Criação Literária. Ainda neste ano, acontecerá o primeiro lançamento no exterior, na sede de Sorbonne, em Paris.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).