Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Novela Sudene

Frustrou todas as expectativas das lideranças do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Leste do Estado a votação nesta semana da proposta que inclui mais 80 municípios destas regiões na área da Sudene. O compromisso havia sido feito pelo próprio presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Na terça-feira, quando seria votado o projeto, houve apenas a abertura da ordem do dia. Aliás, nada vai acontecer antes da votação da admissibilidade, ou não, da denúncia contra o presidente Temer.

Eleição em Ibiracatu
A ALMG aprovou requerimento de autoria do deputado Arlen Santiago em que solicita apoio a Polícia Federal, Militar e Civil para realização da eleição do dia 19 de novembro em Ibiracatu. A alegação é a de que os últimos pleitos foram cercados de ameaças. Além dos órgãos de segurança, cópia do ofício foi encaminhado à Justiça Eleitoral.

Constituição e Justiça
O líder do PSD na Câmara Federal, Marcos Montes (MG), havia anunciado, no fim da semana passada, mudança da representação do partido na Comissão de Constituição e Justiça, depois que o deputado e delegado Éder Mauro pediu para deixar a comissão. Ele havia anunciado que o substituto seria a deputada mineira Raquel Muniz, mas este sequer chegou a conversar com a parlamentar e indicou o deputado Edmar Arruda (PA).

Baixa no PMDB
Depois de perceber que não tem chance de ser indicado candidato ao governo de Minas pelo PMDB, o deputado federal Rodrigo Pacheco, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, vai deixar a embarcação peemedebista. É que o partido já fechou questão com o PT e a princípio deve apoiar a reeleição de Pimentel. Pacheco foi convidado oficialmente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a ser candidato em Minas pelo DEM. Outra possibilidade é filiar-se ao PPS.

Acompanhando Pacheco
O ex-presidente da 11ª Subsecção da OAB/MG em Montes Claros, Álvaro Guilherme, que cogitava enfrentar as urnas em 2018 como candidato a deputado estadual, decidiu que agora é pra valer. Declarou que será candidato, atendendo convite do deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB). Quanto ao partido, salientou que será o mesmo que o parlamentar escolher.

DER/MG
Aos poucos estamos assistindo o DER/MG sendo sucateado. Quase a totalidade dos funcionários se aposentou e não houve reposição. O serviço de recuperação de estradas e rodovias já não existe mais. No atual Governo, a única preocupação foi transferir a maioria dos funcionários para exercer a função da Polícia Rodoviária na fiscalização de veículos. No governo do PSDB, o DER/MG foi duramente criticado pelo PT.

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier