FENICS 2019 - ACI

Últimas Notícias
Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Cultura MOC » Cultura Moc – Mostra no Museu revela o olhar fotográfico de alunos da educação básica a partir de formas

Cultura Moc – Mostra no Museu revela o olhar fotográfico de alunos da educação básica a partir de formas

Cultura Moc – Mostra no Museu revela o olhar fotográfico de alunos da educação básica a partir de formas

Os conceitos de arte associados à fotografia, a partir de um projeto escolar com 100 alunos do ensino fundamental e médio em Montes Claros.

Cultura Moc - Mostra no Museu revela o olhar fotográfico de alunos da educação básica a partir de formas
Cultura Moc – Mostra no Museu revela o olhar fotográfico de alunos da educação básica a partir de formas

 

Esta é a tônica da mostra “Olhar Polivalente”, uma das atrações aberta à visitação no Museu Regional do Norte de Minas, da Unimontes. Numa série de painéis, estão expostas cerca de 150 fotografias com foco na Arte Concreta e nas formas geométricas da própria natureza e de intervenções arquitetônicas.

Os trabalhos podem ser visitados até o próximo dia 12, gratuitamente. A organização é dos professores Domingos Máximo e Ruth Ferreira, que são curadores da mostra e trabalham como educadores artísticos na Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho (Polivalente), no Bairro Jardim São Luís, em Montes Claros.

A produção está vinculada às atividades da disciplina de Artes para seis turmas do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. “Começamos os trabalhos no primeiro bimestre letivo, com o estudo dos chamados elementos essenciais das artes visuais, com abordagem sobre os conceitos do movimento da Arte Concreta”, explica o professor Domingos Máximo, egresso do curso de Artes da Unimontes.

Outra inspiração foi o trabalho desenvolvido pelo Grupo Ruptura, nos anos 50, que produzia arte a partir de formas geométricas. “Com base em conceitos da arte, os alunos passaram a produzir as fotografias de ambientes da própria escola e de locais no entorno, como praças, ruas, árvores e gestuais de pessoas.

Sobre a produção das fotos, foram utilizados os próprios telefones celulares dos alunos e professores, tablets e máquinas próprias, mas sem um contexto profissional.

“Esta exposição revela o quanto o espaço do Museu Regional é eclético e reforça a perspectiva de que os alunos das escolas de ensino básico podem e devem ter contato com a arte não somente como espectadores, mas também como agentes”, explica a diretora do Museu Regional, professora Marina Queiroz.

SERVIÇO

Olhar Polivalente

Exposição de fotos

Onde: Museu Regional do Norte de Minas (2º piso)

Visitação: gratuita

Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Montes Claros

Até quando: 12 de novembro

Horário: 8h30 às 18 horas

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *