SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Educação » Enem 2019 » Enem 2017 – Neste ano, exame chega com uma série de mudanças

Enem 2017 – Neste ano, exame chega com uma série de mudanças

Enem 2017 – Neste ano, exame chega com uma série de mudanças

A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será marcada por mudanças. As provas serão 5 e 12 de novembro neste ano, e não mais em um único fim de semana, como antigamente.

Enem 2017 - Neste ano, exame chega com uma série de mudanças
Enem 2017 – Neste ano, exame chega com uma série de mudanças

 

Outra mudança relacionada à aplicação das provas foi a alteração no agrupamento das áreas de conhecimento em relação aos dias de realização. No primeiro domingo (5), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação do Enem 2017. No segundo domingo (12), haverá a aplicação das provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cada área de conhecimento continua com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro domingo, os estudantes terão 5h30min para entregar a prova. Já no segundo, a duração será de 4h30min.

Com objetivo de aumentar a segurança no Exame, será feita a impressão dos nomes dos estudantes nos cadernos de prova, que também terão os números de inscrição de cada participante.

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, pontualmente. As provas terão início às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília.

Privados de liberdade farão provas em dias diferentes

Pessoas presas realizarão a prova em dias diferentes da aplicação regular, no mesmo local onde cumprem suas penas. A aplicação ocorre somente nas unidades prisionais e dos sistemas socioeducativos que aderiram ao Exame. “Em razão da inscrição ser realizada pelo agente prisional, o questionário socioeconômico é preenchido pela pessoa privada de liberdade, antes da realização da prova. No Enem regular, o questionário é preenchido pelo participante, no momento da inscrição”, esclarece a diretora de gestão e planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos.

Para deficientes auditivos

Pela primeira vez na história do Enem, participantes surdos ou com deficiência auditiva vão contar com uma prova com vídeo tradução para a linguagem de libras. Ela será aplicada em uma sala com até 20 participantes, com apoio de dois intérpretes, para orientações, e de um técnico de informática para oferecer suporte, caso necessário.

“Cada participante terá um notebook individual para assistir aos vídeos com os enunciados das questões e das cinco opções de respostas. Cada prova estará em um DVD separado, e o participante poderá escolher qual fazer primeiro. Poderá escolher, também, a ordem de responder as questões, além da velocidade de reprodução dos vídeos”, explica a diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice Santos.

Os participantes também poderão optar entre outros dois recursos tradicionalmente oferecidos pelo Inep: o tradutor-intérprete de libras e a leitura labial. Em qualquer uma dessas opções, a prova será feita em salas com até seis pessoas e com a presença de dois profissionais capacitados para a comunicação com deficientes auditivos.

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *