Últimas Notícias

MG – Agentes penitenciários estão em alerta por risco de motins em cadeias de Minas

MG – Agentes penitenciários estão em alerta por risco de motins em cadeias de Minas

Após os dois ataques ao sistema prisional do Estado nessa terça-feira (31), a preocupação agora é com a possibilidade de motins. “Há um temor de haver algum problema no fim de semana por causa da suspensão das visitas na Nelson Hungria”, disse o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária (Sindasp), Adeilton Rocha.

MG - Agentes penitenciários estão em alerta por risco de motins em cadeias de Minas
MG – Agentes penitenciários estão em alerta por risco de motins em cadeias de Minas

As visitas foram suspensas até segunda-feira por motivos de segurança depois que dois agentes foram baleados quando seguiam para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana. A situação é ainda mais tensa, conforme Rocha, por causa do fim do contrato de agentes penitenciários, conforme o Super Notíciadivulgou no último domingo. “Serão dispensados agentes de grandes unidades, como Bicas I e Nelson Hungria, na segunda-feira”, afirmou o presidente.

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou estar em alerta, mas não repassou detalhes sobre as medidas adotadas por questões de segurança. “Preocupa muito a secretaria essas situações de feriadão. Tem o feriado na quinta, ponto facultativo na sexta, sábado e domingo. Então, são quatro dias. Estamos com todo apoio das instituições de segurança, representadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil”, garantiu o secretário Francisco Kupidlowski, em pronunciamento feito nessa terça-feira (31).

Os dois agentes penitenciários baleados nessa terça-feira (31) em Contagem, na região metropolitana, passaram por cirurgias. Conforme a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Natan Gomes da Silva, de 41 anos, e Welber Vasconcelos Xavier, de 40, não correm risco de morrer. Um adolescente, que também foi atingido, já recebeu alta.