Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

ABSTENÇÃO NO ENEM

Três em cada 10 inscritos não compareceram aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último domingo, o que corresponde a uma abstenção de 30,2%. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do exame, esta é a maior abstenção registrada desde 2009. Segundo o Inep, as ausências preocupam porque geram prejuízo aos cofres públicos federais. Em 2016, metade dos inscritos que solicitaram isenção de taxa não compareceram no dia da prova, causando um rombo de R$ 226 milhões.

CRIME NA ESCOLA

Uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros, na manhã desta segunda-feira (06), dentro de uma escola em Alexânia, cidade no Entorno do Distrito Federal. O suspeito é um jovem de 19 anos, que foi preso logo após o crime. Segundo um ex-funcionário da escola, que trabalhou no colégio até janeiro deste ano, o rapaz pulou o muro e entrou na sala da garota já atirando. A menina levou um tiro no rosto e morreu na hora. 

SEM PREVISÃO

Os servidores estaduais mineiros, que desde 2016 vêm recebendo o salário de forma escalonada, correm o risco de ficar sem receber o 13º. Com a economia em situação delicada, o Estado está com dificuldade de levantar os recursos para arcar mensalmente com a folha de pagamento e os servidores devem penar para receber o salário extra, que, de acordo com a Secretaria de Fazenda de Minas, não há definição (nem previsão) de pagamento.

DESCASO

No último domingo, 05 de novembro, completaram dois anos do desastre da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana/MG. A maior tragédia ambiental ocorrida no Brasil, deixou um mar de lama que se espalhou por 650 quilômetros entre Minas Gerais e Espírito Santo, 19 mortos, 300 famílias desalojadas, e transformou a cidade de Bento Rodrigues submersa, e as de Paracatu de Baixo e Gesteira destruídas. Dois anos após, pouco foi feito para reconstrução das localidades atingidas e reassentamento das famílias desalojadas. Para se ter ideia, a previsão do reassentamento é para 2019, mas as obras nem começaram. Já a previsão de recuperação total dos estragos ambientais é 2032, mas não há nem mesmo laudos definitivos sobre os impactos na área afetada pela tragédia.

SINFONIA NA CAPITAL

A orquestra sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro promove quatro apresentações em novembro, com temáticas especiais e acesso gratuito e aberto ao público. A primeira, nesta terça-feira, leva o nome da ópera ‘A Flauta Mágica’, de Mozart, e terá a participação da flautista turca Sefika Kutluer. Na terça-feira (14), a apresentação será em parceria com o projeto Música na Estrada, que ocorre no norte do País, com apoio do governo federal. No dia 21, as músicas, que serão regidas pelo condutor e compositor alemão Matthias Manasi. E no dia 28, com o Festival Brahms, serão tocadas duas obras de Johannes Brahms: Sinfonia nº 4 Opus 98 e Abertura do Festival Acadêmico. A regência será novamente do maestro Cohen. Todos os espetáculos ocorrerão no Cine Brasília.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda