Últimas Notícias

Motor – Carros devem ter selo de segurança no Brasil

Motor – Carros devem ter selo de segurança no Brasil

Carros produzidos no Brasil tendem a ficar mais seguros caso uma nova proposta entre em vigor nos próximos anos. Aos moldes do que já acontece com a etiquetagem sobre a eficiência enérgica (média de consumo de combustível), cada modelo deverá ser classificado com uma letra, que indicará o nível de segurança do veículo. 

Chevrolet Onix se saiu muito mal em testes de impacto lateral
Chevrolet Onix se saiu muito mal em testes de impacto lateral

 

A iniciativa está em discussão no grupo de trabalho de Segurança Veicular do Rota 2030, o novo conjunto de diretrizes que pretende guiar o desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil pelos próximo anos. Segundo Alexandre Pagotto, integrante do grupo, o novo selo de informações sobre a segurança do carro será colado nos carros novos tornando-se um fator extra para que o cliente tome a decisão de compra.

Diferente da etiquetagem de consumo, todas feitas pelo Inmetro, cada montadora será responsável por autodeclarar o nível de segurança de cada carro da marca. “As montadoras vão informar os parâmetros e tecnologias que entregam cada carro e isso vai gerar uma classificação de segurança.”

A princípio, chegou a ser discutida a possibilidade da certificação de segurança contar com dados de entidades externas, como o Latin NCAP, por exemplo, mas isso acabou descartado pelo receio de falta de aceitação por parte das fabricantes. As informações são da Automotive Business.