Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Novo comando da PF

Coluna da Jerusia Arruda – Novo comando da PF

NOVO COMANDO DA PF

O presidente da República, Michel Temer, nomeou o delegado Fernando Segóvia como comandante da Polícia Federal, em substituição ao delegado Leandro Daiello. O anúncio do novo diretor da corporação foi feito na tarde desta quarta-feira (08), pela assessoria de imprensa do Planalto. Fernando Segóvia é advogado formado pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência de 22 anos na carreira. Foi superintendente regional da PF no Maranhão e adido policial na República da África do Sul, tendo exercido parcela importante de sua carreira em diferentes funções de inteligência nas fronteiras do Brasil. 

LEITE PELA VIDA

Uma comitiva de lideranças norte-mineiras esteve em Brasília nesta terça-feira (07), buscando uma solução para a liberação do Programa Leite pela Vida em Minas Gerais, que está suspenso por falta de pagamento. A comitiva foi recebida pelo deputado federal mineiro Zé Silva e pelo secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha. Durante a reunião, os produtores disseram que além da redução das cotas por produtor, o pagamento pelo leite fornecido ao programa não está sendo feito desde o último mês de julho, e reivindicaram a recomposição do valor das cotas e a regularização do pagamento.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O secretário Caio Rocha explicou aos produtores mineiros que o pagamento ao programa não está sendo efetuado porque o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), órgão responsável pela operacionalização do programa no Estado, não realizou a prestação de contas. Caio Rocha assegurou que há recursos para efetuar o pagamento e que assim que as pendências forem resolvidas os recursos serão liberados em 48h. Em nota, o Idene informou que o MDS mudou a forma de verificação das informações do programa, dificultando a prestação de contas.

AUMENTO DA COTA

Durante reunião com produtores de leite do Norte de Minas, o secretário Caio Rocha anunciou o aumento da cota de fornecimento de leite ao programa Leite pela Vida, para R$ 9.500,00/ano, por produtor. Segundo o secretário, o aditivo vai incentivar a agricultura familiar ao garantir e gerar mais oportunidade de trabalho e renda no campo.

SEGURANÇA MÁXIMA

A partir de janeiro de 2018, começará a funcionar o Presídio Federal de Segurança Máxima de Brasília, instalado no Complexo Penitenciário da Papuda. Com 99% das instalações concluídas, a inauguração da nova unidade está marcada para a próxima segunda-feira (15). A cadeia conta com um monitoramento intenso, com quatro pavilhões de acesso restrito, gradeados, os blocos gravam toda a relação dos presos, inclusive as visitas com familiares e conversas nos parlatórios com advogados. O único acesso sem vigilância é a cela de visita íntima, mas o direito é restrito. Hoje apenas detentos estrangeiros, réus colaboradores de investigações e outros de bom comportamento têm acesso ao benefício.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda