Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Biofábrica vai potencializar a produção agrícola no Norte de Minas

Norte de Minas – Biofábrica vai potencializar a produção agrícola no Norte de Minas

Norte de Minas – Biofábrica vai potencializar a produção agrícola no Norte de Minas

 O Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG), Campus Montes Claros, lançará, nesta segunda-feira (13), um laboratório que utiliza biotecnologia para a produção de mudas sadias em larga escala e que terá relevante impacto na agricultura do Norte de Minas.

Norte de Minas - Biofábrica vai potencializar a produção agrícola no Norte de Minas
Norte de Minas – Biofábrica vai potencializar a produção agrícola no Norte de Minas

Para implantação da Biofábrica já foram investidos recursos da ordem de R$844.000,00, e ainda serão investidos outros R$500 mil, resultado da ação parlamentar do deputado federal Zé Silva.

A Biofábrica vai produzir mudas de banana, palma forrageira, mandioca e alho, além de espécies nativas, por meio de técnicas de micropropagação em laboratório, beneficiando 1.500 famílias do Norte de Minas, por meio da disponibilização de propágulos e assistência técnica aos agricultores familiares.

A unidade vai possibilitar a produção, em grande escala e em curto espaço de tempo, de mudas mais vigorosas, com alto valor genético, livres de pragas e doenças, com crescimento inicial mais rápido e uniformidade no desenvolvimento, reduzindo o tempo de colheita –  produção cerca de 30% maior em relação ao sistema convencional.

Inicialmente, os indicadores de impacto serão avaliados nos municípios-piloto de Montes Claros, Porteirinha, Pai Pedro, Juramento, Lagoa dos Patos, Itacambira Bocaiuva e São Francisco.

A previsão é de que sejam produzidos 265.000 propágulos, durante os dois anos de execução formal do projeto, que será oficialmente lançado nesta segunda feira.

LANÇAMENTO – A solenidade de lançamento será realizada no auditório do bloco C do ICA/UFMG – campus Montes Claros, às 14 horas, com a presença de autoridades, dentre elas, o deputado federal Zé Silva e representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), além de acadêmicos, professores e técnicos convidados. Após o evento solene, será realizada uma visita à área de campo da Biofábrica.

SERVIÇO: 

“Evento Solene de Lançamento da Biofábrica”

Local: Auditório do Bloco C

Horário: 14:00 horas

Data: 13\11\2017 (segunda-feira)

Informações: (38) 2101-7782

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *