Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Natal Solidário

Coluna da Jerusia Arruda – Natal Solidário

NATAL SOLIDÁRIO

Foi lançada em todo o Brasil, nesta sexta-feira, a campanha ‘Papai Noel dos Correios. Até o dia 30 de novembro é possível pegar uma cartinha e ajudar a realizar o desejo de 25 mil meninos e meninas no Natal. Segundo os Correios, os pedidos foram feitos por alunos de escolas públicas – matriculados até o 5º ano – e por crianças atendidas por instituições sociais e creches que atendem famílias de baixa renda. Os presentes pedidos precisam ser entregues nos Correios até o dia 2 de dezembro para que possam chegar até as crianças antes do Natal. 

MUDANÇA NO PSDB

O senador Aécio Neves destituiu do comando do PSDB o senador Tasso Jereissati (CE) e indicou o ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, para a presidência interina do partido. Tasso comandou a legenda de maneira interina, desde o afastamento de Aécio Neves, em maio passado. Ao comentar o assunto, o senador mineiro disse estar preocupado com o fato de o PSDB “sair da agenda ou da vanguarda das grandes reformas que precisam ocorrer no Brasil para se limitar a uma disputa interna”.

BIOFÁBRICA

O Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Montes Claros, lançará, nesta segunda-feira (13), um laboratório que utiliza biotecnologia para a produção de mudas sadias em larga escala e que terá relevante impacto na agricultura do Norte de Minas. A Biofábrica vai produzir mudas de banana, palma forrageira, mandioca e alho, além de espécies nativas, por meio de técnicas de micropropagação em laboratório, beneficiando 1.500 famílias do Norte de Minas. Para implantação da Biofábrica já foram investidos recursos da ordem de R$844.000,00, e ainda serão investidos outros R$500 mil, resultado da ação parlamentar do deputado federal Zé Silva.

PRIVILEGIADOS

Uma decisão liminar da Justiça Federal no Distrito Federal autoriza advogados de todo o País a “furar a fila” em agências do INSS e ir direto aos balcões de atendimento, sem agendamento prévio ou retirada de senha. A sentença foi emitida em setembro, mas entrou em vigor nesta semana, quando acabou o prazo de adequação, e ainda cabe recurso.

NEGRO OU PARDO

A decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região de eliminar candidatos que se autodeclararem negros de forma falsa em concursos públicos está mantida. O Ministério Público Federal entrou com ação civil pública para determinar que a União Federal não eliminasse candidatos do concurso da Advocacia Geral da União (AGU), que tivessem sido recusados na avaliação da comissão quanto sua autodeclaração como negro ou pardo, mas teve a apelação negada.

DIRETORIA DA PF

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, deve alterar os ocupantes de pelo três dos principais postos da estrutura da PF. A expectativa é de que o novo diretor executivo, segundo cargo mais importante na corporação, seja ocupado pelo delegado Sandro Avelar. Caso a nomeação seja confirmada, ele substituirá o delegado Rogério Galloro, que era um dos mais cotados para suceder a Leandro Daiello no comando da PF e foi preterido pelo presidente Michel Temer. Galloro assumirá a Secretaria Nacional de Justiça.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda