Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Mês colorido

Coluna do Aldeci Xavier – Mês colorido

Coluna do Aldeci Xavier – Mês colorido

Mês colorido
Pelo menos aqui pelas bandas do Norte de Minas e em especial Montes Claros, as chamadas campanhas dos meses coloridos, como Outubro Rosa, Novembro Azul e tantos outros, só tem funcionado na mídia. Pelo menos para a população mais humilde não tem nenhuma eficiência. No Outubro Rosa, as mulheres humildes não tiveram acesso ao exame de mama e agora no Novembro Azul, não colocaram a estrutura e nem médicos a disposição para o exame de próstata. Lamentável!

Governo na Justiça

A Prefeitura de Montes Claros está entrando na justiça com representação contra o Governo do Estado e, de forma específica, a Secretária de Saúde de Minas. A informação é do procurador do município Otávio Rocha que garantiu que estão cobrando judicialmente do Estado a retenção de recursos da ordem de R$ 25 milhões da área de saúde. A ação será protocolada ainda este mês.

Pesquisa eleitoral
Desde o mês de setembro jornais da capital estão monitorando o processo sucessório no Estado, publicando pesquisa de intenção de voto para o Governo. Na prática estão divulgando o que tem sido percebido pelos analistas políticos que é a polarização entre o candidato a reeleição Fernando Pimentel, o candidato da oposição, Anastásia ou Dinis Pinheiro (PP) e o candidato Márcio Lacerda (PSB), que seria a terceira via. Mesmo não tendo bola de cristal, o que posso dizer é que é muito cedo para cravar qualquer prognóstico. Somente após as convenções é que o quadro começa a clarear.

Lei eleitoral
Mudança substancial na lei eleitoral acabou passando despercebida até mesmo pelos parlamentares. A lei anterior definia que o partido somente participaria da análise da sobra, se atingisse o coeficiente eleitoral. A nova Lei define que todos os partidos que participam do pleito terão as sobras analisadas. Neste caso, não elegeria o candidato diretamente, mas poderia eleger na análise da sobra.

Caso de Polícia
O 50ª Batalhão da Polícia Militar, com sede em Montes Claros, passa a contar com novo comando a partir de janeiro. O atual comandante, tenente-coronel Paulo Eliedson, entrou com pedido de férias e quando retornar já fará parte do quadro de reserva. Até a indicação do nome do novo comandante a unidade está sendo comandada pelo tenente-coronel Adriano.

Abuso de autoridade
Começa a tramitar com prioridade na Câmara Federal, o projeto de Lei que trata do abuso de autoridade. O presidente daquela casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) criou uma comissão especial para analisar a proposta. Por outro lado a Comissão de Constituição e Justiça deve pautar ainda este mês de novembro a PEC que acaba com foro privilegiado. Particularmente sou a favor da proposta e consequentemente contra qualquer tipo de abuso. Vale lembrar que o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), também quer colocar em votação outros temas polêmicos, como a PEC que dá autonomia funcional, administrativa e orçamentária à Polícia Federal.

Força de segurança
Temos a preocupação de que nas eleições de 2018 a utilização de força de segurança não venha interferir no processo político, o que não é bom para a consolidação da democracia. Esperamos que o filme exibido em 2016 aqui pelas bandas do Norte de Minas não seja reeditado.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

Leia Também

Carreta Brahma chega ao norte de Minas para animar galera antes da Expomontes

Carreta Brahma chega ao norte de Minas para animar galera antes da Expomontes

* Por: Jornal Montes Claros - 20 de junho de 2018. Carreta Brahma chega ao …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *