Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Revitalização Hídrica

Coluna do Aldeci Xavier – Revitalização Hídrica

Coluna do Aldeci Xavier – Revitalização Hídrica

Revitalização Hídrica
Independente do resultado a ser obtido, o certo é que considero positiva a reunião realizada na noite de segunda-feira, no auditório da Amams, intitulado de Carta Aberta do Movimento Maçônico para a Revitalização Hídrica do Norte de Minas. Além das entidades de classe e órgãos do Governo Federal ligado ao setor, compareceram 12 deputados, sendo eles: Arlen Santiago, Gil Pereira, Paulo Guedes, Carlos Pimenta, Cel Picinini, Zé Silva, Saraíva Felipe, Adelmo Leão, Laudivio Carvalho, Ademir Camilo, Marcelo Álvaro Antônio e a deputada Raquel Muniz. Todos assinaram documento, reivindicando a construção e conclusão de barragens na região. O documento será entregue ao Presidente Michel Temer, na próxima semana, durante audiência.

Voto distrital

Pelo fato do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) ser o autor da proposição e o presidente daquela casa legislativa, o projeto que cria o voto distrital misto abriu as votações da sessão de ontem. A proposta que tramita em regime de urgência valeria para as eleições de 2020 e divide estados e municípios em distritos com os eleitores tendo direito a dois votos (um para o candidato do distrito e outro para o partido da escolha). O que decidirá os vencedores é a votação proporcional. Particularmente, não acredito que a proposta consiga sobreviver nas duas casas.

Cidade cara
No ranking das 15 cidades mais caras de se morar em Minas Gerais, Montes Claros ocupa o 5º lugar, só perdendo para Mariana, Tiradentes Diamantina e Ouro Preto. Atrás de Montes Claros vem, por ordem, Uberlândia, Juiz de Fora, Araxá, Lavras, Nova Lima, Sabará, Ribeirão das Neves, Betim, Contagem e Belo Horizonte.

Cartórios
É mais do que necessário que a corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais faça uma avaliação e fiscalização no trabalho realizado pelos cartórios do Estado e a nossa região não foge a regra. A informação que chega à coluna é de que na prática o cidadão, ou cidadã, passa no concurso e assume o cartório. Como vários destes vivem em outra cidade, ou região, comparecem apenas uma vez por semana no cartório apenas para assinar documentos.

Barragens e o Orçamento
Durante fala, no encontro de segunda-feira promovido pela Maçonaria, o prefeito Humberto Souto alertou os promotores de que não existe mais tempo de incluir as reivindicações contidas no documento no orçamento da União para 2018, já que passou o prazo.

Mobilização de prefeitos
Caravana composta por 150 prefeitos do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha seguiram para Brasília-DF, onde nesta quarta-feira participam de mobilização nacional, para reivindicar do Governo Federal a liberação de R$ 4 bilhões extras para reforçar o caixa dos municípios, que na maioria não terão como pagar o 13º dos servidores. Os prefeitos reúnem com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) que falará sobre a PEC que prevê aumento de 1% do FPM.

Seminário
A Fundação Credinor promove dia 16 de dezembro, das 7h30 às 12h30, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, o II Seminário de Capacitação Voluntariado Empresarial. As inscrições são gratuitas, mas limitadas. A entrada é um brinquedo para ser doado a entidades sociais da cidade.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).