Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Norte de Minas – Rede de saúde bucal do Norte de Minas ganha credenciamento de novo centro de especialidades

Norte de Minas – Rede de saúde bucal do Norte de Minas ganha credenciamento de novo centro de especialidades

Centro de Especialidades Odontológicas em Montes Claros recebeu credenciamento que possibilitará o atendimento de uma população estimada de 90 mil habitantes 

Norte de Minas - Rede de saúde bucal do Norte de Minas ganha credenciamento de novo centro de especialidades
Norte de Minas – Rede de saúde bucal do Norte de Minas ganha credenciamento de novo centro de especialidades

 

A rede de saúde bucal do Norte de Minas está concluindo 2017 com 11 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) credenciados pelo Ministério da Saúde. O último credenciamento, viabilizado na segunda quinzena de outubro, contempla mais um Centro de Especialidades Odontológicas no município de Montes Claros.

Há cerca de dois anos a unidade está em funcionamento nas dependências do Centro Mais Vida, referência em atenção à saúde do idoso e administrado pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O Centro recebeu credenciamento na modalidade Tipo 1, de caráter municipal, o que possibilitará o atendimento de uma população estimada de 90 mil habitantes.

A referência técnica em saúde bucal na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Denise Silveira, ressalta que o credenciamento deste CEO possibilita a ampliação do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Montes Claros por meio dos serviços de atenção secundária, com o foco na integralidade da atenção. Até então Montes Claros já contava com um Centro de Especialidades Odontológicas Tipo III credenciado e recebendo incentivos financeiros dos governos Federal e Estadual.

Os demais Centros de Especialidades Odontológicas já credenciados pelo Ministério da Saúde estão sediados nos municípios de Coração de Jesus, Grão Mogol, Januária, Monte Azul, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas.

Para 2018 há previsão do credenciamento de um novo centro de especialidades odontológicas em Montes Claros. A nova unidade atenderá à demanda de pacientes do SUS residentes na microrregião de saúde Montes Claros/Bocaiúva compreendendo as seguintes localidades: Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira, Juramento e Montes Claros.

“A ampliação da rede de saúde bucal no Norte de Minas se constitui medida importante implementada pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os municípios visando o atendimento às demandas de uma população estimada em 1,5 milhão de habitantes”, observa Denise Silveira.

Nesse sentido, para reforço do atendimento da população de outros municípios que integram a região de saúde Montes Claros/Bocaiuva, estimada em 73 mil 827 habitantes, estão em andamento entendimentos com o município de Bocaiuva para instalação do primeiro Centro de Especialidades Odontológicas neste município. 

Metas

Por mês cada CEO tem metas a cumprir: realização de 80 cirurgias orais e diagnósticos para detecção de câncer de boca; realização de 60 procedimentos mensais de periodontia especializada; 35 procedimentos de endodontia e 80 procedimentos mensais de pessoas com necessidades especiais.

O encaminhamento dos pacientes aos centros de especialidades odontológicas é feito por meio dos serviços de atenção primária dos municípios de referência, porta de entrada na rede de saúde do SUS.

Além do acolhimento de pacientes que necessitam de atenção básica e especializada, a rede de saúde bucal do Norte de Minas também já conta com o funcionamento do serviço de atendimento odontológico em ambiente hospitalar.

A Santa Casa de Montes Claros é o hospital credenciado para o atendimento de odontologia hospitalar à população residente nos 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas, envolvendo municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e às gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora. 

Novas equipes

No segundo semestre deste ano além do credenciamento do CEO sediado em Porteirinha e de mais um Centro de Especialidades Odontológicas em Montes Claros, o Ministério da Saúde publicou portaria credenciando 76 novas equipes de saúde bucal em 11 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde.

O município de Montes Claros teve 49 novas equipes credenciadas, seguido por Salinas (11), Taiobeiras (5), Monte Azul (3) e Olhos D´Água (2). Já as localidades que tiveram uma nova equipe de saúde bucal credenciada foram: Claro dos Poções, Curral de Dentro, Engenheiro Navarro, Jequitaí, Montezuma e Riacho dos Machados. Cada equipe é constituída por um dentista, um auxiliar e/ou técnico de saúde bucal. 

Próteses

Também neste ano a rede constituída por 23 laboratórios regionais de próteses dentárias foi ampliada no Norte de Minas, com o credenciamento de nova unidade no município de Riacho dos Machados.

Entre janeiro e setembro de 2017, os municípios sob jurisdição da SRS Montes Claros produziram 5 mil 841 próteses destinadas ao atendimento de demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde.