Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Achado papiro com ensinamentos de Jesus a ‘irmão’

Achado papiro com ensinamentos de Jesus a ‘irmão’

Estudiosos britânicos acharam a mais antiga cópia grega de um texto cristão apócrifo que reúne os “ensinamentos secretos” de Jesus para Tiago, que historiadores acreditam ter sido seu irmão. A cópia foi descoberta em meio ao acervo da Universidade de Oxford, uma das mais antigas do mundo.

Achado papiro com ensinamentos de Jesus a ‘irmão’
Achado papiro com ensinamentos de Jesus a ‘irmão’

 

O manuscrito é uma edição rara, em língua grega, de uma história apócrifa da época do Novo Testamento chamada “Primeiro Apocalipse de Tiago”, que parecia ter sido preservada apenas em copta – língua egípcia evoluída de hieróglifos.

O texto foi proibido depois que Atanásio, bispo de Alexandria, definiu o cânone dos 27 livros conhecidos hoje como o Novo Testamento. Todas as outras histórias, como aquelas encontradas na coleção Nag Hammadi, foram consideradas heréticas.

“Textos gnósticos como o ‘Primeiro Apocalipse de Tiago” foram banidos por causa de sua “compreensão diferente” da importância de Jesus, diz Brent Landau, pesquisador da Universidade do Texas em Austin. “Eles entendem Jesus muito mais em termos de ser um revelador da sabedoria humana do que como um messias”.

Grande parte dos escritos apócrifos a que temos acesso está em copta. Até hoje, pouquíssimos textos foram encontrados em grego, seu idioma original de composição. Mas Landau e outro pesquisador de estudos religiosos de Universidade do Texas em Austin, Geoffrey Smith, adicionaram a essa lista a descoberta de fragmentos gregos datados do século V do que é conhecido como “Primeiro Apocalipse de Tiago”.

Os estudiosos fizeram a descoberta no início do ano, mas só agora divulgaram o feito em publicação científica. Eles apresentaram suas conclusões no Encontro Anual da Sociedade de Literatura Bíblica, em Boston.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.