Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Recesso parlamentar em Montes Claros

Coluna do Aldeci Xavier – Recesso parlamentar em Montes Claros

Recesso parlamentar
Havia a expectativa de que os vereadores por Montes Claros esvaziassem a pauta de projeto ainda nesta semana, o que não foi possível. Pelo menos até a metade da próxima semana, várias matérias serão votadas. Vale lembrar que todas as matérias em pauta terão que ser votadas antes do início do recesso parlamentar, que pelo visto começa efetivamente na próxima sexta-feira.

Resto a pagar

O deputado estadual Carlos Pimenta (PDT), que é o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia de Minas, queixou que infelizmente a bancada de oposição não conseguiu derrotar emenda do Governo, que condiciona o pagamento dos “resto a pagar da saúde”, que hoje está acima dos R$ 3 bilhões. O parlamentar lembrou que condicionaram o pagamento a ação de encontro de contas, da lei Kandir, que está no STF, mas não existe prazo para ser votada. Frisou que a base governista se posicionou de forma indiferente, sem preocupar se o povo fica sem remédio, sem médicos, ou morre nos hospitais.

Ação na Justiça
Deputados da oposição na ALMG entraram com ação na Justiça contra o Estado, e especificamente contra o governador, que está sendo acusado de reter recursos do Fundo Estadual de Saúde destinado as prefeituras. Ação semelhante também foi feita pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

Água morna
Prefeito da região ligado a entidades que representa o município comentou que mesmo que o Governo libere o material do projeto “Mais asfalto”, não será suficiente para diminuir a indignação, fruto do atraso no repasse dos recursos do transporte escolar, saúde e da retenção de parte do dinheiro do ICMS. Chegou a usar a frase de que “estão cozinhando o chefe do executivo em água morna” e que próximo ao pleito eleitoral a temperatura tende a subir.

A noiva do processo
Alheio as especulações em torno do seu nome na disputa pelo governo de Minas, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), continua sendo a noiva da vez. Entre os políticos do Estado, é hoje o mais bem avaliado em toda região metropolitana. Para evitar os assédios, Kalil tem dito que participará do processo, mas o pensamento é lançar o seu secretário Fuad Nomam.

Bancada afinada
Apesar da baixa avaliação junto aos prefeitos, população e principalmente os servidores do Estado, o governador de Minas, Fernando Pimentel, tem conseguido manter unida a sua bancada na Assembleia Legislativa. Somente na noite de terça-feira é que houve um princípio de rebeldia por parte de integrantes do seu grupo. Os deputados suspenderam por quase três horas a votação, até que receberam do Governo a garantia da liberação das emendas.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier