Últimas Notícias
Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Coluna da Jerusia Arruda – Novos Presídios

Coluna da Jerusia Arruda – Novos Presídios

NOVOS PRESÍDIOS

O Tribunal de Justiça de Goiás recomendou ao Governo de Goiás a construção imediata de cinco presídios no estado. O relatório com a indicação foi encaminhado à presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. A recomendação acontece após a rebelião no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, que provocou a morte de nove pessoas, além de deixar 14 feridos e 99 detentos foragidos na última segunda-feira. Segundo a ata da vistoria feita no presídio, ficou estabelecido que presos do regime semiaberto com emprego fixo podem dormir fora da penitenciária pelos próximos 10 dias. Depois disso, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária terá que providenciar espaço próprio para os presos do semiaberto que trabalham, separando esses detentos dos demais.

FRAUDE NO BOLSA FAMÍLIA

A Controladoria-Geral da União divulgou nesta quinta-feira (04) que 345.906 famílias teriam recebido dinheiro do Bolsa Família sob “fortes indícios” de terem falsificado ou omitido informações de renda no momento do cadastro. O número representa 2,5% do total de beneficiados com o programa no Brasil (13.904.758). A maioria dessas famílias com indício de fraude (86%) teria renda subdeclarada entre meio e um salário mínimo, de acordo com a CGU. Em nota, o Ministério da Transparência informou que nas situações em que a irregularidade ficar comprovada, após a condução de processo administrativo, serão aplicadas sanções legais, tais como devolução de valor e impossibilidade de retornar ao programa por um ano.

MAIS UM PROCESSO

A pouco mais de 15 dias para o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex (marcado para 24 de janeiro), o petista já está na mira de uma nova denúncia da operação Lava-Jato. A Polícia Federal investiga o financiamento do filme ‘Lula, o filho do Brasil’ e a participação de personagens envolvidos no tema, em especial Antonio Palocci junto a empresas, dentre elas, as empreiteiras Odebrecht, OAS e Camargo Corrêa. A cinebiografia do petista estreou em 1º de janeiro de 2010 e custou cerca de R$ 12 milhões.

DESLIGAMENTO

Os ministros de Estado que pretendem disputar as eleições em outubro desse ano devem deixar os cargos até o início de abril, seis meses antes da data da eleição. Um deles será o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), que anunciou nesta na quinta-feira que pretende deixar o cargo para disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados. Barros é deputado federal e se licenciou do mandato para chefiar o ministério no governo Temer. O ministro não deu prazo para sua saída da pasta, mas afirmou que o cargo está à disposição do Planalto.

TEMER SE RECUPERA

Convalescendo de uma infecção urinária e de uma cirurgia realizada no dia 13 de dezembro para desobstruir a uretra, o presidente Michel Temer fez uma caminhada na manhã de quinta-feira no Palácio do Jaburu, residência oficial, em Brasília. Ao comentar sobre seu estado de saúde, Temer disse que está “recuperadíssimo” e que “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Acompanhado por dois seguranças, o presidente se exercitou ao longo da pista de caminhada interna do palácio.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda