Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Bombeiros iniciam a implantação da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas

Montes Claros – Bombeiros iniciam a implantação da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas

Montes Claros – Bombeiros iniciam a implantação da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), se reuniram para tratar sobre a implantação da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas em Montes Claros.

Montes Claros – Bombeiros iniciam a implantação da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas
Montes Claros – Bombeiros iniciam a implantação da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas

 

Após apresentação da nova dinâmica da aviação no CBMMG e PMMG, e observações técnicas realizadas pela equipe do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) para a implantação da Companhia em Montes Claros, foi elaborado um Plano de Ação relacionado a setores específicos como estrutura física, recursos humanos, logísticos e financeiros, dentre outros.

A 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas de Montes Claros contará com um helicóptero com Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), que será administrado pelo Corpo de Bombeiros e prestará serviços também para o SAMU.

O helicóptero é equipado com aparelhos portáteis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de ser capaz de levar, em cada socorro, seis profissionais, entre enfermeiros e médicos do Samu. Além dos atendimentos pré-hospitalares, como casos de urgência de acidentes automobilísticos, transporte aeromédico e de equipes para captação de órgãos e tecidos, ele vai atuar em ocorrências próprias do Corpo de Bombeiros, entre elas, a prevenção aquática, salvamento em altura, combate a incêndios florestais, transporte e resgate em locais de difícil acesso. A aeronave tem autonomia de 3h30 de voo e é equipada com guincho de salvamento, farol de busca e gancho de carga.

Segundo o comandante do 7º BBM, Tenente-Coronel Waldeci Gouveia Rodrigues, o Norte de Minas possui a segunda maior malha viária do país, com trânsito intenso de caminhões, e o uso da aeronave irá agilizar os atendimentos na área de cobertura do batalhão.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *