POS ON-LINE PUC MINAS

MG – Parques em Minas são fechados como medida preventiva contra a febre amarela

MG – Parques em Minas são fechados como medida preventiva contra a febre amarela

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou que a Estação Ecológica de Mar de Espanha, no município de mesmo nome, na Zona da Mata, ficará temporariamente fechada em função do risco de contaminação de febre amarela. 

Morte de macacos com febre amarela foram confirmadas na região do parque
Morte de macacos com febre amarela foram confirmadas na região do parque

 

A medida, recomendada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem como objetivo garantir a segurança da população, já que foram confirmadas mortes de macacos nessa área, em decorrência da doença.

O alerta, segundo o IEF, vale para outras unidades de conservação que não estão fechadas, mas se localizam no entorno de áreas onde houve morte de primatas.

São elas a Estação Ecológica do Cercadinho (na Região Metropolitana de Belo Horizonte), o  Parque Estadual Serra Verde (em BH), o Parque Estadual da Baleia (RMBH) e o Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José (próximo a Tiradentes na região Central).

Vale ressaltar que os macacos não transmitem a febre amarela a humanos, mas a morte deles é um indicativo da circulação do vírus.

Outros locais

Os Parques Estaduais Serra do Rola Moça e Itacolomi estão com visitação e atividades recreativas temporariamente suspensas.

No Rola Moça, a medida foi adotada depois que um morador de Brumadinho, na Grande BH, foi internado no Espirito Santo com o diagnóstico de febre amarela. Além dele, um vizinho morreu por causa da doença. Os dois casos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).