Últimas Notícias
Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Coluna da Jerusia Arruda – Previsões otimistas

Coluna da Jerusia Arruda – Previsões otimistas

PREVISÕES OTIMISTAS

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a estimativa de crescimento da economia do Brasil neste ano é de 1,9%, o que representa um aumento de 0,4 ponto percentual em relação à última estimativa do fundo, que foi anunciada em outubro. Para 2019, o FMI também calcula uma projeção mais otimista, de expansão de 2,1% da atividade brasileira. Os novos números, de acordo com o FMI, são fruto da recuperação “mais firme do Brasil”, que também colabora para fortalecer o desempenho da América Latina, principalmente em 2019.

BILIONÁRIOS

E por falar em projeção, o ano de 2017 foi um ano de fortunas para muita gente. De acordo com relatório elaborado pela Oxfam, organização não governamental que faz parte de um movimento global contra a pobreza, a desigualdade e a injustiça, divulgado nesta segunda-feira (22), a cada dois dias, um novo bilionário surgiu no ano passado. Nove entre dez são homens. No total, há 2.043 bilionários em todo o mundo, somando uma riqueza que seria capaz de acabar com a pobreza extrema por mais de sete vezes.

CONTRASTE

O estudo sobre desigualdade social realizado pela Oxfam revela que no Brasil os 5% mais ricos detêm mesma fatia de renda que outros 95% da população. Os dados mostram que os super-ricos (0,1% da população brasileira hoje) ganham em um mês o mesmo que uma pessoa que recebe um salário mínimo (R$ 937) – cerca de 23% da população brasileira – ganharia trabalhando por 19 anos seguidos. Os dados também apontaram para a desigualdade de gênero e raça: mantida a tendência dos últimos 20 anos, mulheres ganharão o mesmo salário que homens em 2047, enquanto negros terão equiparação de renda com brancos somente em 2089.

OS SUPER-RICOS

As seis pessoas mais ricas do Brasil são: Jorge Paulo Lemann (AB Inbev), Joseph Safra (Banco Safra), Marcel Hermmann Telles (AB Inbev), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev), Eduardo Saverin (Facebook) e Ermírio Pereira de Moraes (Grupo Votorantim). Eles concentram, juntos, a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres do país, ou seja, a metade da população brasileira (207,7 milhões). Estes seis bilionários, se gastassem um milhão de reais por dia, juntos, levariam 36 anos para esgotar o equivalente ao seu patrimônio. Foi o que revelou o estudo da Oxfam.

SEM EFETIVIDADE

O Código de Trânsito de Brasileiro (CTB) completou 20 anos, e embora seja considerado por especialistas uma boa legislação, ainda não tem sido suficiente para tirar o Brasil de uma posição nada invejável no ranking mundial de mortes no trânsito: o quarto lugar, depois da China, Índia e Nigéria. Criado pela lei 9.503, o CTB tem 341 artigos e 688 resoluções inseridas ao longo do tempo, na tentativa de se buscar uma perfeição de normas.

NA DEFESA

Nos últimos dias, a ex-presidente Dilma Rousseff está cumprindo uma agenda de entrevistas com a imprensa com objetivo de defender perante a opinião pública o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância a nove anos e meio por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e, com isso, reafirmar que há um golpe em curso no país. O recurso de Lula será julgado nesta quarta-feira e, se for confirmada a sentença do juiz Sérgio Moro, ele poderá ficar de fora da corrida eleitoral.

 

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda