Semana Global do Empreendedorismo - CLIQUE AQUI

Últimas Notícias
Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Doadores de sangue não suprem demanda

Montes Claros – Doadores de sangue não suprem demanda

Montes Claros – Doadores de sangue não suprem demanda

A unidade da Fundação Hemominas em Montes Claros prevê fechar o mês com um déficit de 20% no estoque de sangue. Segundo a instituição, seriam necessárias 1.500 bolsas de sangue para suprir a demanda das férias. Mas a quantidade de doações deverá chegar no máximo a 1.200. A Hemominas é referência nas áreas de hematologia, hemoterapia, células e tecidos com excelência e é responsável pelo abastecimento das 38 unidades hospitalares em 26 municípios conveniados do Norte de Minas. 

Montes Claros - Doadores de sangue não suprem demanda
Montes Claros – Doadores de sangue não suprem demanda

 

No período de férias, o número de doadores cai significativamente, ainda mais em uma cidade como Montes Claros, com muitas universidades. Outro motivo para a baixa no estoque de sangue é o aumento no número de acidentes de dezembro até o fim do Carnaval, em fevereiro. Na semana passada, inclusive, houve uma ocorrência com 13 mortos e cerca de 40 feridos.

“Houve uma redução de 40% em todos os tipos sanguíneos, nos grupos O negativo e positivo diminuição de 50%. Isso é grave pois são os sangues mais comuns e que mais temos pacientes”, explica a captadora de doadores do Hemominas, Rosana Silva.

Ainda de acordo com a captadora, o sangue mais difícil de ser encontrado é O negativo. O que ajuda manter o banco de sangue nesse período são as caravanas formadas por grupos de amigos que resolvem serem doadores. Nesta semana o Hemominas receberá doadores de Januária, Janaúba e Jaíba.

O Hemominas funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. No dia 10 de fevereiro, sábado que inicia o Carnaval, a instituição funcionará normalmente para receber possíveis doadores.

DOADORES

O candidato à doação precisa estar com boa saúde, pesar acima de 50 quilos entre outros requisitos. O interessado em ser doador de medula também pode se inscrever e só é acionado quando há paciente compatível com o doador.

Saiba onde fica o Hemocentro em Montes Claros:

 

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *