Vaga no Bolso

Inicio » Emprego » Dicas para conseguir uma vaga de estágio ou Jovem Aprendiz em 2018

Dicas para conseguir uma vaga de estágio ou Jovem Aprendiz em 2018

Dicas para conseguir uma vaga de estágio ou Jovem Aprendiz em 2018

Dicas são importantes para jovens com idades entre 14 e 24 anos que buscam uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho

Dicas para conseguir uma vaga de estágio ou Jovem Aprendiz em 2018
Dicas para conseguir uma vaga de estágio ou Jovem Aprendiz em 2018

 

Início de ano, metas traçadas e a cabeça cheia de sonhos. Janeiro marca o início das buscas por uma oportunidade de emprego e jovens com idades entre 14 e 24 podem se inscrever para vagas de Jovem Aprendiz nos mais diferentes setores. Os jovens que estão no ensino médio, técnico ou no ensino superior também podem concorrer a vagas de estágios. Para ajudar os jovens na busca por uma oportunidade para começar a trabalhar, o Instituto PROA, referência em educação voltada para o mercado de trabalho, preparou uma lista com dicas de ouro para que o candidato se saia bem.

“Infelizmente os jovens com idades entre 14 e 24 são os mais impactados pelas faltas de oportunidades no mercado de trabalho. Seja porque precisou parar de estudar ou até pelo aumento da informalidade. Por isso todas as iniciativas são bem-vindas na hora de apoiá-los a conquistar uma oportunidade”, afirma Rodrigo Dib, Diretor Executivo do Instituto PROA.

Separamos as dicas para quem deseja uma vaga de estágio e quem busca se tornar Jovem Aprendiz. Confira as sugestões que podem ajudar a conquistar a sonhada vaga.

Dicas para quem busca uma vaga de estágio

  1. Defina a área em que você quer estudar. Analise quais setores estão em alta do curso que você está estudando, escolha e se candidate para vagas na área que mais te interessa.
  2. Conheça suas principais características que podem te ajudar em uma vaga e as reforce em sua entrevista. Por exemplo: espírito de equipe, flexibilidade e comprometimento são algumas das competências valorizadas pelas empresas.
  3. Foi chamado para uma entrevista? Pesquise sobre a empresa antes da entrevista. Conheça seus valores, missão, serviços oferecidos, entre outros. Isso mostrará interesse na oportunidade durante a conversa com o entrevistador.
  4. A maioria dos candidatos para vagas de estágio não tem experiência profissional. Por isso, aproveite para falar sobre atividades extracurriculares, como idiomas e trabalhos voluntários. Tudo que puder mostrar suas habilidades é bem vindo.

Dicas para quem busca uma vaga de Jovem Aprendiz

  1. Verifique quais empresas oferecem oportunidades para Jovem Aprendiz e confira se elas as datas para inscrição no processo seletivo de cada companhia.
  2. Separe a documentação exigida para se candidatar a vaga: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Caso ainda esteja estudando no ensino médio, leve o comprovante de matrícula.
  3. Prepare um currículo. O material deve levar em conta os cursos já feitos, palestras, trabalho voluntário, escolaridade e tome cuidado com erros ortográficos.
  4. Durante a entrevista, mostre interesse na vaga, explique sobre seus sonhos profissionais e como estar naquela empresa pode ser transformador em sua trajetória.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *