Publicidade
FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  
Inicio » Montes Claros » Cultura MOC » Cultura Moc – “Raízes do Riachão” é a nova exposição do Museu Regional do Norte de Minas

Cultura Moc – “Raízes do Riachão” é a nova exposição do Museu Regional do Norte de Minas

Cultura Moc – “Raízes do Riachão” é a nova exposição do Museu Regional do Norte de Minas

Com 50 anos de carreira, o artista plástico Gemma Fonseca apresenta ao público uma exposição inspirada em suas origens. A mostra “Raízes do Riachão” está aberta à visitação no Museu Regional do Norte de Minas, da Unimontes, e reúne 20 trabalhos que remetem ao cenário cotidiano da região e, ainda, à natureza, com a produção de esculturas a partir de galhos e raízes – daí o nome para a exposição.

Cultura Moc - "Raízes do Riachão" é a nova exposição do Museu Regional do Norte de Minas
Cultura Moc – “Raízes do Riachão” é a nova exposição do Museu Regional do Norte de Minas

 

A mostra foi instalada no primeiro salão do 2º andar do casarão onde funciona o Museu e apresenta 15 telas com pintura em acrílico e cinco esculturas com raízes e galhos, “com o mínimo de interferência, revelando as formas já sugeridas pela natureza”, adianta o autor.

Gerônimo Martins Fonseca, o Gemma, nasceu na comunidade de Riachão, município de Mirabela, Norte de Minas. Residiu por muito tempo em Montes Claros, mas recentemente fez opção em voltar às origens e atualmente vive de novo em Riachão.

Os trabalhos de “Raízes do Riachão” revelam pessoas em cenas cotidianas, como o pescador, a pianista e um casal de namorados. Há, ainda, telas que caracterizam o nu feminino e outro estilo marcante de Gemma Fonseca: a reprodução em tela de imagens sacras. Aliás, o autor é o responsável pelo painel recentemente produzido na Igreja Matriz de São José, em sua cidade natal.

A professora e educadora Andréa Martins, irmã de Gemma, é a curadora da exposição e revela que o artista autodidata já perdeu a conta de quantos trabalhos produziu, mas se recorda, com orgulho, das inúmeras as exposições coletivas e individuais que já organizou, em especial a vernissage em Roma (Itália), em 2008.

Para os próximos meses, o novo projeto diz respeito à produção de painéis sobre a vida de Zé Coco do Riachão, músico e luthier autodidata em rabecas e ícone da música de raiz do Norte de Minas. O material será incorporado ao documentário sobre o instrumentista, assinado pela irmã Andréa Martins.

SERVIÇO

“Raízes do Riachão”

Exposição individual de Gemma Fonseca

Trabalhos em telas e esculturas

Período: até 5 de março

Visitação gratuita

Local: Museu Regional do Norte de Minas

Funcionamento: de terça à sexta feira

8 às 18 horas

Sábados: 8 às 12 horas

Domingos: 08h30 às 12h30

Informações: (38) 3229-8590

Leia Também

Passagens apenas por R$ 145,14 nos voos de Montes Claros para São Paulo

* Por: da redação - 18 de agosto de 2018. De Montes Claros para Salvador …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *