Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Câmara Municipal de Montes Claros oferece visitas orientadas ao Legislativo

Montes Claros – Câmara Municipal de Montes Claros oferece visitas orientadas ao Legislativo

Montes Claros – Câmara Municipal de Montes Claros oferece visitas orientadas ao Legislativo

A Câmara Municipal de Montes Claros oferece visitas orientadas a todos os interessados em conhecer mais sobre o Poder Legislativo, o papel do Vereador e os mecanismos de participação popular, por meio do projeto Visite a Câmara, coordenado pela Escola do Legislativo. Durante todo o ano, instituições de ensino podem procurar a Casa Legislativa para agendar a visita e caso não possam vir até a Câmara, uma equipe vai até a escola, como ocorreu nesta segunda-feira (26).

Montes Claros - Câmara Municipal de Montes Claros oferece visitas orientadas ao Legislativo
Montes Claros – Câmara Municipal de Montes Claros oferece visitas orientadas ao Legislativo

 

Ao longo dos dez anos de existência, o Visite a Câmara já recebeu alunos das mais variadas séries, além de visitantes individuais e membros de entidades da sociedade civil com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a história e o papel do Legislativo na democracia.

“Dentro das ações propostas de Educação para a Cidadania, foi criado o projeto, em que alunos da rede pública ou privada, de qualquer idade, visitem a Câmara Municipal, assistem a reunião e, posteriormente, participam de um bate papo sobre os três poderes, com ênfase no legislativo, reflexões sobre cidadania, participação política e valores humanos. Caso a escola não possa ir à Câmara fazemos uma visita à escola para o bate papo”, pontua a diretora da Escola do Legislativo de Montes Claros (ELMC), Cristiane Nunes.

Ampliação de conhecimentos

Nesta segunda-feira (26), a Câmara foi até a Escola Estadual Salvador Filpi Sion. Na ocasião, os estudantes assistiram a uma palestra sobre o Projeto Câmara Mirim, também ofertado pela ELMC, com o objetivo de despertar o exercício da cidadania e o espírito cívico entre os jovens e crianças, além de aproximar cada vez mais o Legislativo da População.

“O projeto viabilizou aos nossos alunos a conscientização do quanto são importantes os poderes públicos que nos representam e de que forma eles podem contribuir para o desenvolvimento político-social da nossa cidade e do nosso país. A visita da Câmara à nossa escola trouxe novas ideias, planos, vontade de mudar o mundo em muitas cabecinhas. É um ótima iniciativa da câmara, todas as escolas deveriam aderir”, afirma a Supervisora Pedagógica da escola, Josélia Queiroz de Almeida Silva.

Os participantes puderam fazer perguntas para elucidar dúvidas e conhecer sobre a Casa Legislativa, onde os Vereadores se reúnem durante as reuniões plenárias para votar as proposições legislativas e discutir os assuntos da cidade.

Entre os educandos interessados está o aluno do sexto ano do fundamental, Diogo Cauã Souza dos Santos, de 11 anos, que após a palestra demonstrou desejo em participar do Câmara Mirim.

“Quero ajudar a criar um mundo melhor, mais educado e com respeito a todos”, disse o menino.

Projeto

A Escola do Legislativo de Montes Claros foi instituída sob três grandes pilares: Educação, Política e Cidadania. Dentre os principais objetivos da ELMC estão a Capacitação de Parlamentares e Servidores, a Educação para a Cidadania e o fortalecimento do Poder Legislativo Regional.

O Público alvo do projeto Visite a Câmara são os alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas.

O Presidente da Casa Legislativa, destaca que projetos como este, são importantes porque sugerem os estudantes a pensarem em mudanças, em sugestões para melhorias na sociedade.

“A cidadania está assegurada na Constituição de 1988, é um princípio básico da vida. A Escola do Legislativo é sinônimo de cidadania. Levar para a escola o papel do legislativo permite as crianças envolvidas uma formação de cidadania e massa crítica. Queremos influenciar novos líderes, novos projetos, novos pensamentos”, afirma o presidente.

Como participar

A escola interessada deve entrar em contato com a ELMC para agendar a visita. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (38) 3690-5400.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *