POS ON-LINE PUC MINAS

Conselheiros lançam projeto para valorizar a história do Cruzeiro

Conselheiros lançam projeto para valorizar a história do Cruzeiro

Com o objetivo de resgatar e valorizar a história do Cruzeiro, um grupo de conselheiros lançará, às 19h desta quarta-feira, na Casa Bernardi, em Belo Horizonte, o Instituto Palestra Itália. O projeto, presidido pelo advogado Sérgio Santos Rodrigues, tem apoio de vários conselheiros, incluindo aqueles que compõem a “ala italiana” do clube.

Palestra Itália, atual Cruzeiro, surgiu a partir da colônia italiana que residia em Belo Horizonte
Palestra Itália, atual Cruzeiro, surgiu a partir da colônia italiana que residia em Belo Horizonte

 

Esse projeto chegou a ser apresentado à antiga diretoria celeste por Rodrigues, mas a ideia não foi pra frente. Agora, ela chega com força total para sair do papel, conforme afirma o advogado.

“O Instituto é um sonho que eu tenho desde 2016, inclusive era o mote da nossa campanha à presidência. Como não deu certo, um grupo de conselheiros veio pedindo para que a gente tocasse o projeto assim mesmo. E aí decidimos, em vez de ser Cruzeiro, fazer sobre o Palestra por conta da origem das famílias, para valorizar o passado, o início do clube, principalmente por estarmos próximos do centenário do clube. Queremos fazer uma valorização histórica e cultural aliada à ações sociais”, afirma.

Sérgio Rodrigues conta que o grupo já está buscando parcerias e que o plano estratégico de 2018 será apresentado no evento desta quarta-feira. “A gente pretende buscar parcerias para desenvolver trabalhos na esfera esportiva, buscando materiais esportivos, auxílio em treinamentos, promoção de cursos de gestão desportiva, realização de palestras. No dia 20 de março, a gente pretende anunciar dois eventos bacanas. Pelo lado social, vamos promover algumas ações como o macarrão solidário”, declara.

O presidente do Instituto disse que a atual diretoria cruzeirense gostou do projeto e que ficou de agendar uma reunião para apoiar e endossar a iniciativa. “No dia 08 de fevereiro, eu mandei uma mensagem para um dos diretores do Cruzeiro, dizendo que queria mostrar o projeto para a diretoria, que gostou  e ficou de marcar uma reunião. Estamos aguardando. E não se trata de um projeto pessoal ou de um grupo. É um projeto do Cruzeiro”, ressalta Sérgio Rodrigues, que concorreu às eleições do Cruzeiro no ano passado, porém foi derrotado por Wagner Pires de Sá, o atual presidente.

O evento será realizado às 19h desta quarta-feira na Casa Bernardi (Rua Conde de Linhares, 308 – Cidade Jardim). Com bebidas e buffet incluindo, a entrada custa R$ 180. “É um evento beneficente, que busca arrecadar recursos para a realização dos outros eventos e não para arrecadar dinheiro”, finaliza Rodrigues.