Últimas Notícias

MG – Governo de Minas Gerais inova para prevenir e combater crimes em grandes eventos

MG – Governo de Minas Gerais inova para prevenir e combater crimes em grandes eventos

Aumentar a sensação e a segurança efetiva do cidadão mineiro em grandes eventos em Belo Horizonte e no interior do estado. Esse tem sido o propósito do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel.

O Piesp integra o posto móvel de comando avançado que possui, entre outros atributos, seis câmeras de 360 graus
O Piesp integra o posto móvel de comando avançado que possui, entre outros atributos, seis câmeras de 360 graus

 

A estrutura inovadora se destaca pelo Painel Integrado de Eventos de Segurança Pública (Piesp). O primeiro grande teste do equipamento foi no Carnaval de Belo Horizonte com resultados positivos e satisfatórios.

O Piesp integra o posto móvel de comando avançado que possui nove estações de trabalho e seis câmeras de 360 graus, além de conexões com as câmeras instaladas no local e no entorno do evento. As câmeras se elevam até 30 metros e alcançam cinco quilômetros, produzindo imagens nítidas e visão térmica e noturna.

É considerado um centro de tecnologia embarcada com informação e inteligência, facilitando e auxiliando as forças policiais na intervenção e no registro de ocorrências em tempo real.

Além disso, há comunicação interativa com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, desde a época da Copa do Mundo de 2014.

Os investimentos de instalação do CICC físico foram federais, mas o Governo do Estado investe na manutenção, na ampliação das funcionalidades e na contratação do que é necessário para o funcionamento das estruturas móveis.

Uma das instalações é destinada aos eventos da capital e, a outra, está pronta para fazer a sua estreia no interior. Os novos equipamentos possuem todas as ferramentas para chegar a qualquer lugar e desenvolver um trabalho eficiente. O modelo mineiro é de coordenação e integração, uma vez que os órgãos são autônomos.

Estreia com exemplos de eficiência

No Carnaval de Belo Horizonte – que cresce a cada ano e se destaca também pela segurança propiciada aos foliões – o CICC Móvel registrou 303 movimentações suspeitas na Praça da Estação. Algumas foram tratadas de forma preventiva pelas polícias, enquanto outras se tornaram ocorrências de fato.

Entre os exemplos estão: prisão em flagrante de traficante na folia, a partir do registro do painel na Praça da Estação; localização imediata de uma criança que se perdeu dos pais na multidão; retirada de cadeirante que ficou preso na estação de metrô; e a constatação da presença de usuários de tornozeleira eletrônica no local, quando deveriam cumprir a pena em casa.

Com as câmeras de longo alcance, é possível dar um zoom com movimentação rápida e imprimir a foto para facilitar a tomada de decisões seguras e instantâneas.

“A comunicação também é feita via rádio, internet e sistemas integrados com as forças policiais presentes, favorecendo o combate a qualquer ação criminosa em pouquíssimo tempo”, explicou o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sesp, Leandro Henrique Batista de Almeida.

De onde estiver, no CICC Móvel com o Piesp e demais funcionalidades, as diversas instituições trabalham de forma conjunta na abordagem de pessoas e veículos, utilizando cruzamento de bancos de dados e sistemas como leitura de placas, consulta de foragidos, com em blitze da Lei Seca na capital.

Agenda de grandes eventos

De acordo com a Sesp, existe, em Minas Gerais, a Comissão de Monitoramento de Grandes Eventos Esportivos e Culturais do Estado (Comoveec). Ela fica responsável por analisar os impactos do evento para a comunidade local e definir a inclusão do Piesp, sem nenhum custo adicional para os promotores.

“O Estado quer garantir a integridade e a segurança do cidadão que sai da sua residência para participar de um evento”, assegura o superintendente.

A Comoveec promove, ainda, a articulação gerencial e operacional das instituições responsáveis pela manutenção da ordem pública, o planejamento dos eventos esportivos e culturais e a execução de ações preventivas e corretivas no que se refere a atos de violência e de infrações penais cometidas antes, durante e após a realização.

Até o momento, a comissão definiu para os próximos meses os seguintes eventos na capital: partida de futebol entre Atlético e Cruzeiro (4 de março); final do Campeonato Mineiro de Futebol (8 de abril); Arraial de Belô (1º de junho); Parada LGBTI (15 de julho); Virada Cultural (1º de setembro); Natal de Luz (1º de dezembro); e o Réveillon da Pampulha (31 de dezembro).

A Comoveec está analisando, também, grandes eventos no interior do estado para definir em quais haverá a presença da estrutura móvel de segurança.

Parceria de instituições

O CICC é formado pelo Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Sistema Prisional (Seap), Sistema Socioeducativo (Sesp), Prefeitura de Belo Horizonte, Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Cemig, Copasa, Infraero, Guarda Municipal de Belo Horizonte, BHTrans, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), agências nacionais Anatel, ANTT, Anac e Anvisa, concessionárias das rodovias BR-262, BR-040 e BR-381.