PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Montes Claros » Cultura MOC » Escultura feita de material reciclado na praça do bairro Morada do Sol em Montes Claros

Escultura feita de material reciclado na praça do bairro Morada do Sol em Montes Claros

Escultura feita de material reciclado na praça do bairro Morada do Sol em Montes Claros

A praça Doutor Pedro Santos, na Morada do Sol em Montes Claros, ganhou uma escultura gigante de uma libélula, feita de sucatas.

A praça Doutor Pedro Santos, na Morada do Sol em Montes Claros, ganhou uma escultura gigante de uma libélula, feita de sucatas.
A praça Doutor Pedro Santos, na Morada do Sol em Montes Claros, ganhou uma escultura gigante de uma libélula, feita de sucatas.

 

O tronco foi feito com extintores de incêndio predial. Os olhos são botijões de gás de ar condicionado. A cabeça foi feita com sucatas de lixeiras e vergalhões foram transformados em asas. A obra é de autoria do coordenador de Educação Ambiental da Prefeitura de Montes Claros e artista plástico, Sérgio Fabiano (Gu) Ferreira.

A escultura foi feita com o auxílio dos servidores municipais Wanderley Gonçalves, João Vitor Prudêncio e Weverton Souza e de reeducandos do projeto “Para Além das Prisões”, que se beneficiam com um dia de remissão de pena para dois trabalhados.

Desde o ano passado que as praças e outros logradouros públicos vêm sendo enfeitados por obras de artes. Mesas, bancos e brinquedos foram construídos com a madeira de árvores caídas e instalados no interior do Parque Municipal Milton Prates. Grades foram instaladas nas janelas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Avenida José Corrêa Machado. Foram instaladas seriemas gigantes na Praça Engenheiro Joaquim Costa, nas proximidades do hospital Dilson Godinho, além de outras obras feitas de sucatas.

Libélula

A libélula (do termo latino libellula) é também conhecida como tira-olhos ou libelinha em Portugal e como lavadeira ou jacinta no Brasil. É um inseto alado pertencente à subordem Anisoptera.

Características

Como características distintivas, contam-se o corpo fusiforme, com o abdômen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. As libélulas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libélula (chamadas “ninfas”) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insetos, mas também de girinos e peixes juvenis.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *