Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ SEU STAND!  
Mais de 90 novos investigadores da Polícia Civil atuarão em toda Minas Gerais | Jornal Montes Claros
Inicio » Minas Gerais » Mais de 90 novos investigadores da Polícia Civil atuarão em toda Minas Gerais

Mais de 90 novos investigadores da Polícia Civil atuarão em toda Minas Gerais

Mais de 90 novos investigadores da Polícia Civil atuarão em toda Minas Gerais

Novos integrantes da Polícia Civil vão integrar as forças de segurança mineiras, reforçando, majoritariamente, as ações nas cidades do interior do Estado. Nessa quarta-feira (21), 91 investigadores se formaram em solenidade na Cidade Administrativa.

Na ocasião, foi concedida aos alunos com melhor classificação no curso, a Medalha Gilberto Porto.

Mais de 90 investigadores participaram de solenidade no auditório JK, na Cidade Administrativa
Mais de 90 investigadores participaram de solenidade no auditório JK, na Cidade Administrativa

 

A adesão desses policiais à corporação vai possibilitar maior agilidade na solução de crimes e melhoria da segurança pública, uma das demandas da população recebida pelos Fóruns Regionais de Governo.

Nos últimos quatro anos, mais de 1.600 novos investigadores foram nomeados para atuar na capital mineira e no interior do Estado. “Cada novo policial que se integra à carreira é uma força a mais para Minas Gerais na área da segurança pública”, afirmou o governador.

Pimentel destacou que a área da segurança tem apresentado desempenho superior ao do restante do país, com registro de queda dos índices de criminalidade em todo o Estado.

“Isso, é claro, tem a ver com o esforço, o trabalho e o empenho de cada um dos policiais civis, e também, claro, da Polícia Militar e do corpo de agentes prisionais. É a dedicação de cada um desses servidores públicos, com o apoio do Governo, ainda que com dificuldade, mas se esforçando para equipá-los com equipamento de primeira qualidade, para treiná-los de maneira adequada e dar-lhes o apoio necessário nos seus embates com a criminalidade”, observou.

Distribuição

Os formandos serão distribuídos em postos de trabalho de acordo com critérios técnicos e objetivos que compreendem, dentre outras coisas, nota classificatória do concurso, análise da demanda de novos policiais em cada região, índice de criminalidade e o tamanho da população de cada município.

Durante quatro meses os policiais passaram pelo curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol).

A função do investigador é, dentre outras, colher as impressões digitais para identificação civil e criminal, captar e interceptar dados, comunicações e informações, assegurar a custódia provisória de pessoas no curso dos procedimentos policiais, realizar inspeções e operações policiais e promover a mediação de conflitos.

Medalha

Instituída desde o ano de 1969, a medalha Gilberto Porto homenageia os alunos com as melhores notas no curso de formação com a honraria nas categorias ouro, prata e bronze. Gilberto Porto foi um policial civil de destaque, que atuou entre os anos 1939 e 1958, lembrado pela excelência no trabalho e atuação junto à corporação.

Equipamentos melhoram condições de trabalho

Ao todo, 412 novas viaturas foram entregues à corporação de 2015 até este ano pelo Governo de Minas. O objetivo é melhorar as condições de atuação dos policiais, equipando os agentes da segurança pública no Estado.

No ano passado, 66 novas viaturas passaram a ser usadas na capital e demais municípios. A previsão é que, neste ano, sejam entregues outras 400 viaturas para reforço da atuação dos policiais.

Outros projetos desenvolvidos pelo governo buscam dar mais condições de atuação para a Polícia Civil de Minas Gerais como o processo de reformas e implementação de 50 delegacias no Estado, além da criação de novos Postos de Identificação, Departamento e Regionais.

“Vamos inaugurar, em breve, o maior centro de treinamento policial avançado da América Latina, em uma área de 420 hectares localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, destacou o chefe da Polícia Civil, delegado João Octacílio Silva Neto.

O chefe da corporação também lembrou dos investimentos realizados pelo Estado na reforma de delegacias policiais, delegacias de comarcas e postos da Medicina Legal.

Leia Também

Companhias ampliam ofertas de voos entre o Brasil e a Argentina

* Por: da redação - 26 de Abril de 2018. Companhias ampliam ofertas de voos …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. Os espaços abaixo são destinados para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anónimos (sem um nome completo e e-mail valido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *