Professora da rede municipal de Montes Claros lança livro na Escola João Valle Maurício
Foi realizado na Escola Municipal João Valle Maurício em Montes Claros o lançamento do livro “Um coração aberto para a paz, relato de experiência 2 – Espaço pedagógico”, de autoria da professora de Educação Religiosa Maria Cleonice de Oliveira.
A obra relata experiências vividas em sala de aula durante atividades do projeto “Resgatando valores, promovendo a paz”, desenvolvido com os alunos das escolas João Valle Maurício e Rozenda Zane.
O livro é o segundo escrito pela professora e complementa o primeiro, “Um coração aberto para a paz, relato de experiência”, que aborda situações vividas durante o tratamento de saúde do seu pai. A obra surgiu a partir de uma sugestão da médica do pai de Cleonice e do incentivo de uma amiga da autora.
“Em agosto de 2017 comecei a registrar meu convívio com meu pai, que é esquizofrênico. Foi então que me veio à mente o título do livro, o que tinha desenvolvido no 1º semestre com meus estudantes. Assim toma corpo ‘Um coração aberto para a paz’, que tem como objetivo responder à pergunta: O que você faz para parar de reclamar e mudar sua vida? Nele abordo os relatos a partir do meu conceito de paz – estado permanente de harmonia interior; e, para se consegui-la, é necessário lidar com os meus problemas, dificuldades, desafios, frustrações, medos e monstros”, explica Cleonice.
O segundo livro, focado no trabalho desenvolvido com os alunos em sala de aula sobre a superação da violência, conta com produções voltadas a construir uma cultura de paz a partir da vivência equilibrada, harmoniosa e saudável das quatro dimensões relacionais humanas: eu comigo, com o outro, com o transcendente (Deus, Força maior) e com o mundo (coisas). “O livro foi algo vivenciado com meus estudantes nas duas escolas onde leciono. O tornar-se livro foi apenas o desfecho desta trajetória de sala de aula”, afirma a autora.
Estão presentes também na obra produções dos alunos da professora Luciene Rodrigues Guimarães que frequentam as escolas municipais Dona Vidinha Pires, Manoel Pereira do Nascimento e Zizinha Ribeiro. O livro ainda conta com depoimentos das professoras Laurice Aparecida e Wanessa Fonseca, das escolas estaduais Monsenhor Gustavo, de Montes Claros, e Coronel Francisco Ribeiro, de Coração de Jesus, que desenvolveram a aula “Um coração aberto para a paz”.
Durante o evento de lançamento, realizado na João Valle Mauricio, os alunos das escolas onde foram desenvolvidas as atividades apresentaram os seus trabalhos por meio de músicas, danças, poemas e orações.