Publicidade

Inicio » Mais Seções » Livros e Literatura » Professora da rede municipal de Montes Claros lança livro na Escola João Valle Maurício

Professora da rede municipal de Montes Claros lança livro na Escola João Valle Maurício

Professora da rede municipal de Montes Claros lança livro na Escola João Valle Maurício

Foi realizado na Escola Municipal João Valle Maurício em Montes Claros o lançamento do livro “Um coração aberto para a paz, relato de experiência 2 – Espaço pedagógico”, de autoria da professora de Educação Religiosa Maria Cleonice de Oliveira.

lançamento do livro “Um coração aberto para a paz, relato de experiência 2 - Espaço pedagógico"
lançamento do livro “Um coração aberto para a paz, relato de experiência 2 – Espaço pedagógico”

 

A obra relata experiências vividas em sala de aula durante atividades do projeto “Resgatando valores, promovendo a paz”, desenvolvido com os alunos das escolas João Valle Maurício e Rozenda Zane.

O livro é o segundo escrito pela professora e complementa o primeiro, “Um coração aberto para a paz, relato de experiência”, que aborda situações vividas durante o tratamento de saúde do seu pai. A obra surgiu a partir de uma sugestão da médica do pai de Cleonice e do incentivo de uma amiga da autora.

“Em agosto de 2017 comecei a registrar meu convívio com meu pai, que é esquizofrênico. Foi então que me veio à mente o título do livro, o que tinha desenvolvido no 1º semestre com meus estudantes. Assim toma corpo ‘Um coração aberto para a paz’, que tem como objetivo responder à pergunta: O que você faz para parar de reclamar e mudar sua vida? Nele abordo os relatos a partir do meu conceito de paz – estado permanente de harmonia interior; e, para se consegui-la, é necessário lidar com os meus problemas, dificuldades, desafios, frustrações, medos e monstros”, explica Cleonice.

O segundo livro, focado no trabalho desenvolvido com os alunos em sala de aula sobre a superação da violência, conta com produções voltadas a construir uma cultura de paz a partir da vivência equilibrada, harmoniosa e saudável das quatro dimensões relacionais humanas: eu comigo, com o outro, com o transcendente (Deus, Força maior) e com o mundo (coisas). “O livro foi algo vivenciado com meus estudantes nas duas escolas onde leciono. O tornar-se livro foi apenas o desfecho desta trajetória de sala de aula”, afirma a autora.

Estão presentes também na obra produções dos alunos da professora Luciene Rodrigues Guimarães que frequentam as escolas municipais Dona Vidinha Pires, Manoel Pereira do Nascimento e Zizinha Ribeiro. O livro ainda conta com depoimentos das professoras Laurice Aparecida e Wanessa Fonseca, das escolas estaduais Monsenhor Gustavo, de Montes Claros, e Coronel Francisco Ribeiro, de Coração de Jesus, que desenvolveram a aula “Um coração aberto para a paz”.

Durante o evento de lançamento, realizado na João Valle Mauricio, os alunos das escolas onde foram desenvolvidas as atividades apresentaram os seus trabalhos por meio de músicas, danças, poemas e orações.

Leia Também

'Tornado de fogo' é registrado em Nova Ponte no interior de MG; veja vídeo

‘Tornado de fogo’ é registrado em Nova Ponte no interior de MG; veja vídeo

* Por: Jornal Montes Claros - 21 de setembro de 2018. Um fenômeno natural conhecido …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *