Últimas Notícias

Parceria entre concorrentes nacionais cria uniforme 50% mais barato para batalhões de bombeiros

Parceria entre concorrentes nacionais cria uniforme 50% mais barato para batalhões de bombeiros

DuPont e Santanense desenvolveram tecido misto de Kevlar® e Nomex®, ambas fibras sintéticas que garantem proteção e leveza. Estratégia também amplia mercado nacional das empresas.

Parceria entre concorrentes nacionais cria uniforme 50% mais barato para batalhões de bombeiros
Parceria entre concorrentes nacionais cria uniforme 50% mais barato para batalhões de bombeiros

 

A DuPont, companhia global que desenvolve as fibras sintéticas DuPont™ Nomex® e DuPont™ Kevlar®, firmou parceria com a indústria têxtil Santanense para auxiliar a desenvolver tecidos mais tecnológicos. A união das empresas possibilitou a criação de misturas de fibras para uniformes destinados a corporações de bombeiros, por um valor 50% menor em relação às vestimentas usuais, geralmente importadas.

Nomex® tem propriedades como alta resistência ao fogo, a exemplo dos decorrentes de explosões. Já Kevlar®, amplamente utilizado na fabricação de produtos de proteção militar e de blindagem em automóveis, é destinado a aplicações que precisam de alta resistência mecânica e a impactos balísticos.

Segundo Daniel Feingold, coordenador de Vendas da DuPont para Brasil e Chile, o preço unitário de um uniforme de combate fica em torno de R$ 6 mil. “Agora, os batalhões podem adquiri-los pela metade do valor. Trata-se do primeiro uniforme para bombeiros criado no Brasil, composto de um mix 60% Kevlar® e 40% Nomex®. O tecido é vendido pela marca comercial Unishell® da Santanense. As vestimentas atendem batalhões de bombeiros todo o Brasil”, explica.

A DuPont fornece as fibras que são utilizadas para a confecção de tecidos, trabalho por sua vez executado pela Santanense. Esses são adquiridos por confecções que produzem os trajes. Mas, além de beneficiar as corporações de bombeiros, esse trabalho conjunto auxiliou as empresas a potencializarem sua atuação nos segmentos de trajes policiais, militares e para trabalhadores de indústrias de óleo e gás do Brasil. Para cada função, é desenvolvida uma mistura exclusiva entre os materiais.

Essa parceria permitiu desenvolver a indústria nacional e lançar produtos mais tecnológicos e com um melhor custo-benefício. “Nossa parceria com a Santanense nos permitiu atender melhor a necessidade de nossos policiais e bombeiros, ajudando a levar mais segurança por um preço mais acessível àqueles que zelam por nossas vidas”, diz Feingold.

Sobre a Divisão de Produtos Especializados DowDuPont

A Divisão de Produtos Especializados DowDuPont, uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP), é líder mundial em inovação com materiais, ingredientes e soluções baseados em tecnologias que ajudam a transformar indústrias e a vida cotidiana das pessoas. Nossos funcionários aplicam ciência e experiências diversas para ajudar os clientes a desenvolverem suas melhores idéias e oferecerem soluções essenciais em mercados-chave, incluindo eletrônicos, transportes, construção, saúde e bem-estar, segurança alimentar e segurança do trabalho. A DowDuPont pretende separar a divisão de Produtos Especializados em uma empresa independente, de capital aberto. Mais informações podem ser encontradas www.dow-dupont.com.